Clima de floresta em casa: aprenda a usar o musgo na decoração

Segundo a Wikipédia, o musgo é um filo de plantas avasculares da família Bryophyta. Pequenos, com pouca altura e de organização simples, musgos têm uma condução de água e sais minerais não muito eficiente. O resultado? Costumam se proliferar em ambientes úmidos de diversos ecossistemas e habitats por todo o mundo – de florestas tropicais a desertos e ambientes submersos.

Que eles sejam tão versáteis, é sorte de quem gosta de manter a natureza por perto. Conforme o verde ganha espaço na decoração da parte interna da casa, o musgo também recebe mais atenção e, hoje, traz efeitos incríveis de uma forma cada vez menos convencional. Quer saber como utilizar o musgo na sua casa? Confira as dicas abaixo e use a criatividade para adaptá-las à sua realidade.

Primeira decisão: musgo seco ou musgo vivo?

Felizmente, as duas opções são viáveis e ficam lindas em qualquer situação. Para decidir, é preciso apenas levar dois pontos em consideração: sua disponibilidade para cuidar da planta e como você quer utilizá-la.

O musgo seco geralmente é utilizado de forma temporária, em arranjos de corte – como ele precisa de muita água, seca rapidamente quando é cortado. Eles têm curta durabilidade e são bons para a utilização em eventos pontuais, como na decoração de uma festa ou para dar um toque especial em lembrancinhas de batizado, por exemplo. Já a versão viva, vista pelos orientais como um símbolo de calma e contemplação, requer alguns cuidados em seu cultivo.

musgo

Como plantar e cuidar do musgo

Em infinitas variedades, o musgo está disponível em muitas cores e precisa principalmente de água e bastante sombra, com pouca incidência de luz solar. Se a sua região é úmida durante todo o ano, você já tem o ambiente perfeito para a proliferação!

Seja no jardim ou em um vaso dentro de casa, ele precisa de um solo com um pH entre 5,0 e 5,5 (aqui, melhor pedir a ajuda de um especialista!), limpo, macio e totalmente plano. Quando a terra estiver pronta para o plantio, regue bastante e só depois adicione a muda, fixando-a bem no lugar.

O musgo deve ser regado diariamente por duas ou três semanas, sem jatos com pressão direcionados. E atenção: se a cor verde ficar escura demais ou desigual com o tempo, você está regando demais. Depois de um mês, você pode diminuir a frequência da irrigação – mas é essencial manter a terra sempre úmida.

Afinal, como posso utilizar o musgo na decoração?

As opções abaixo ficam incríveis com o musgo vivo, mas você pode também utilizar a versão seca ou a artificial, que dá o mesmo efeito e ainda poupa você do trabalho! Confira:

– Como decoração de luminárias tipo lanterna: principalmente as de vidro transparente. Só o que você precisa é colocar o musgo na base, deixar um espaço para uma vela grande no meio e voilà!

musgo

– Em arranjos de centro de mesa: que tal deixar aquela velha cesta de frutas pra lá e fazer você mesma um arranjo utilizando uma base de musgo, algumas folhas secas e velas grandes ou castiçais? É possível também combinar o musgo com flores coloridas. O efeito é incrível!

– Paredes cobertas de musgo: Se você acha que jardins verticais são “muita informação”, é porque ainda não conhece as versões com essa planta. Nesse caso, o mais recomendado é buscar a ajuda de um especialista – existem várias estruturas que garantem uma rega contínua e automática e, assim, você sequer terá o trabalho da rega. E o melhor: as paredes de musgo ficam bem tanto em áreas externas, como a área de festas ou churrasqueira, quanto em áreas internas, como o seu quarto! O importante é mantê-la afastada do sol.

– Terrários de mesa ou suspensos: Não sabe o que colocar naquela mesinha de canto que você usa para apoiar o café? Monte um terrário. Combinando alguns tipos de musgos e suculentas, por exemplo, você cria uma atmosfera de floresta dentro de casa!

E você, tem mais alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários 😉

AkiLar

Share
Share