Itens essenciais na cozinha de qualquer chef gourmet

Nos últimos tempos, a culinária passou a ser um hobby mais bem visto e apreciado. Com isso, ser um ou uma chef gourmet (sim, na sua própria casa) passou a ir além de cozinhar para a nutrição própria e de amigos e familiares.

Hoje, muitos dedicam-se à cozinha gourmet e buscam ir além dos cuidados com o sabor e preparo de seus pratos. Pensando naqueles que estão buscando aprofundar ou iniciar essa aventura, selecionamos alguns itens indispensáveis para quem deseja tornar-se um cozinheiro gourmet!

Estrutura prática para uma vida funcional

A cozinha vai ser o coração das suas atividades. Por isso, ela tem que ser um espaço que permita a exploração perfeita de seus talentos. Na hora de montar uma cozinha gourmet, é necessário que você pense bem na preparação do espaço. Armários, geladeira, fogão (ou fogões) e até o piso tem que oferecer praticidade. Dessa forma, a sua única preocupação será preparar os melhores pratos.

Fornos e churrasqueiras de um verdadeiro chef gourmet

O principal elemento na vida de um cozinheiro gourmet é o fogo. Por causa disso, é importante ter uma gama de fornos e churrasqueiras. Assim, você tem flexibilidade para criar e cozinhar diferentes pratos ao mesmo tempo.

E vale lembrar que mesmo que você tenha o melhor fogão disponível, ainda é importante contar com esses itens em sua cozinha gourmet.

chef_gourmet

Exaustor e cooktop

Como ser um cozinheiro gourmet vai além de cozinhar para você, sua cozinha gourmet precisa ser receptiva. Portanto, é importante pensar na distribuição do cooktop e exaustor dentro dela.

Você, sua família e/ou seus convidados estarão todos juntos em volta do mesmo ambiente. Portanto, um bom exaustor para dissipar o calor e os eventuais cheiros são uma boa pedida. Ademais, é mister observar a localização do cooktop para que permita que você esteja próximo de seus convidados.

Louça

Na cozinha gourmet, a apresentação de um prato é tão importante quanto o seu sabor e aroma. Por isso, a louça aonde você irá servir suas obras culinárias é vital.

Elas irão fornecer uma maior agradabilidade à visão de quem irá apreciar o que você preparou. Portanto, ter um conjunto de louças finas e que permita o realce visual do seu cardápio é tão importante quanto caprichar nos temperos.

Espaço para degustação de bebidas

Apreciar um bom vinho antes e durante a refeição é algo que faz parte da cozinha gourmet. Além disso, um café após as refeições é uma excelente maneira de encerrar a jornada culinária que você proporcionou aos seus convidados.

Portanto, providenciar um espaço para a degustação de bebidas é indispensável na cozinha de um chef gourmet.

Contar com uma adega climatizada e um espaço convidativo para apreciação de bebidas e comidas é primordial.

O importante é fazer dessa parte da experiência algo acolhedor e charmoso. Assim, você garante uma experiência completa e prazerosa para qualquer pessoa.

chef_gourmet

Utensílios

Uma cozinha não é feita somente de estrutura e decoração, é necessário possuir as ferramentas adequadas. Por isso, é importante observar se você possui esses itens para a cozinha gourmet, eles farão toda a diferença.

  • Tábua de corte: dê preferências a de madeira;
  • Ralador: opte por um ralador com diversas lâminas e que seja de fácil e confortável manuseio;
  • Abridor de latas: fuja dos abridores de latas mais simples, versões mais sofisticadas são mais ágeis e poupam tempo e esforço;
  • Escorredores: macarrão, arroz, salada, etc,;
  • Faqueiro: opte por facas de qualidade e variedade;
  • Amolador;
  • Medidores;
  • Colheres de pau, conchas, escumadeiras, pegadores de massa e carne, peneira, tesoura;

Panelas na cozinha gourmet

Por último, mas não menos importante, a principal parte de uma cozinha gourmet: as panelas. Não existe como preparar um bom prato sem boas panelas. Portanto, quem deseja se aprofundar na culinária tem que observar bem esse quesito.

Não invista no que é barato e funciona para a cozinha do dia-a-dia. Busque panelas de fundo triplo, que conduzem melhor o calor e fuja de panelas de alumínio.

Na cozinha gourmet, os caminhos são diferentes e boas panelas produzirão resultados muito superiores.

Para encerrar, alguns detalhes sobre as panelas que não podem faltar na sua cozinha gourmet:

  • Procure conjuntos que lhe ofereçam variedade de tamanho e utilidades. Não é interessante comprar 3 panelas do mesmo tamanho, opte por variedade.
  • Wok, caçarola, frigideira e espagueteiras são itens básicos que não podem faltar em nenhuma cozinha gourmet;
  • É importante também ter uma boa variedade de formatos em assadeiras, pois cada uma servirá para um fim;
  • Caso você deseje se especializar em algum ramo específico da cozinha gourmet (confeitaria, carnes, massas, etc.), procure os materiais adequados para cada uma dessas especialidades.

AkiLar

Share
Share