Telhado verde: o que é, como funciona e… vale a pena?

Estamos no início de 2019 e nada como começar o ano cheios de ideias e transformações para colocar em prática na nossa vida, não é mesmo? E que tal trazer as transformações que estão dentro de você para a parte externa da sua casa? Calma, vamos explicar! Estamos falando do famoso telhado verde, uma tendência super bacana para quem busca se reconectar com a natureza e criar um ambiente incrível e sustentável para melhorar o clima no seu lar.

Vamos conferir como isso funciona?

O telhado verde

O telhado verde é a trend que transforma a parte superior da sua casa (ou o seu terraço, no caso dos prédios) em uma nova área verde com vegetação real que está sempre se desenvolvendo.

Mas não pense que basta apenas plantar alguma coisa no ambiente já existe, nada disso! É preciso “preparar o terreno” e organizar tudo com a ajuda de um especialista!

Afinal, ninguém quer que o telhado simplesmente desabe por conta de cálculos equivocados no caminho, não é mesmo?

Para criar o seu telhado verde, é preciso considerar que esse é um trabalho que se realiza em camadas, pois com o acúmulo de água na vegetação, um trabalho feito de forma errada pode ocasionar infiltrações e até acidentes mais graves!

Por isso, você precisa analisar o quão resistente é a estrutura do telhado ou terraço, pois assim tudo poderá ser planejado de forma segura.

Vantagens

Além de muito bonito, o telhado verde vale super a pena e aqui você confere alguns dos motivos:

  • Conforto térmico, pois evita que o calor se acumule;
  • É possível acumular a água da chuva para reutilizar;
  • Diminui a entrada de barulhos externos;
  • Filtra ao menos um pouco do ar poluído.

Já para manter o telhado verde, a notícia também é boa, visto que a manutenção não é tão demorada como em telhados tradicionais, pois os materiais tendem a durar mais e a parte superficial será coberta com plantas que devem ser cuidadas sempre!

Viu só como o telhado verde pode ser uma ideia interessante para harmonizar a sua casa e trazer a natureza para bem pertinho novamente?

Mas sempre lembrando que é essencial contratar um profissional que entenda tudo desse assunto, para que não acontece nenhum empecilho no caminho, certo?

Mas e então: quando começa o seu novíssimo telhado verde por aí? Ficou inspirado?

AkiLar

Share
Share