Dicas incríveis para montar um canto de leitura para adultos

Da última vez que você ouviu falar em “cantinho de leitura”, aposto que o assunto era o quarto ou escola de alguma criança. Mas, por melhor que seja estimular o hobbie nos pequenos, não são só eles que merecem um “altar” dedicado às maravilhosas histórias que nos esperam nas páginas dos livros. Por isso, chegou a hora de você conferir algumas dicas para montar seu próprio Canto da Leitura – um espaço lúdico e confortável, em qualquer parte da casa, para você relaxar enquanto mergulha em uma narrativa enquanto deixa o mundo inteiro do lado de fora.

Dicas para criar seu Canto de Leitura

Um canto é um canto

Seu cantinho de leitura pode ser, literalmente, um canto. Sabe aqueles espaços vazios, que geralmente ficam sobrando na decoração de um cômodo? Eles podem se tornar a parte mais bonita e aconchegante da casa! Afaste um pouco as outras peças de mobiliário e voilà: já está definido o local perfeito.

leitura

Janelas são feitas para isso

Se você não quiser um canto, outra opção incrível é a janela: em qualquer cômodo e principalmente se ela for grande. Nesse caso, você pode ainda criar uma espécie de “banco”, utilizando futons ou pequenas estruturas de MDF com almofadonas em cima. Encoste a estrutura à parede e crie o aconchego necessário. Já imaginou sentar para ler ali em um dia de chuva?

Conforto em primeiro lugar

Seja qual for o local escolhido, o mais importante de tudo – e único item essencial – é a poltrona, banco, cadeira ou puff que você vai escolher. Afinal, a intenção é criar um local de recolhimento, em que você passará horas lendo um livro, portanto é indispensável que ele seja perfeitamente confortável. Nesse caso, não existem regras: há diversos modelos de poltronas (inclusive aquelas mais compridas, próprias para isso, ou com banquinhos de apoio para os pés) para você escolher. Preze pelo visual, mas escolha a que te deixa mais confortável.

leitura

Ao ar livre também pode!

Que tal aproveitar a varanda? Principalmente se você mora em apartamento ou se tem um espaço externo coberto, essa pode ser uma ótima opção de sentir o ar fresco enquanto lê. Varandas de apartamentos podem ser facilmente adaptáveis com o uso de tapetes, poltronas e uma manta. Se você tem uma casa, existem modelos de poltronas suspensas super charmosas e confortáveis que se encaixam muito bem com a natureza ao redor.

Iluminação no tom certo

Quando a intenção é criar um ambiente aconchegante, as luzes têm um papel essencial. Por isso, pense nela cuidadosamente: na maioria das vezes, a luminária certa, principalmente um modelo de chão, dá conta do recado. Mas você também pode ousar, criando uma moldura com fita de led, por exemplo, ou colocando um charmoso pendente a partir do teto. O importante é que a luz esteja no nível certo para facilitar a leitura sem cansar os olhos.

leitura

Acessórios que ajudam

Da mesma forma, existem outros itens que ajudam a deixar o momento da leitura ainda mais confortável. Se houver espaço, você pode incluir uma estante para deixar os livros – assim, não precisa levantar quando quiser mudar de história. Uma mesinha ao lado da poltrona também é um ótimo aditivo, já que você pode usá-la para apoiar o chá ou café.

Recolhimento ou momentos em família?

Um canto de leitura pode ser um momento especial com você mesmo… ou um momento especial com toda a família! Ainda que sua atenção esteja voltada para as páginas, você pode escolher um ambiente de convivência para colocar sua poltrona – onde seu/sua parceira gosta de utilizar o computador, por exemplo, ou no local preferido das crianças para brincar com jogos ou desenhar.

leitura

Barulho, mas nem tanto

Um item muito importante é cuidar com o barulho. Não adianta colocar a poltrona ao lado da janela que dá para a rua movimentada na frente de casa, com caminhões e motocicletas passando por lá o tempo todo. Se a sua concentração não é das melhores, a sala de televisão também pode não ser uma boa opção.

Um espaço lúdico

Você já viu aquelas estruturas incríveis que podem ser montadas com bambolês e uma cortina, parecendo pequenas tendas individuais? Não são só as crianças ou os pets que podem ter uma dessas. Escolha seu tecido preferido e faça sua própria versão! Com ela, você nem precisa incluir uma poltrona – com alguns almofadões ou puffs, o espaço já fica pronto!

leitura

Aposte na decoração

Como esse é o seu espaço, aproveite para decorar do jeitinho que você gosta! Inclua uma planta ou vela aromáticas, almofadas confortáveis, seu enfeite preferido ou as mantas que você mais gosta para te acompanharem no inverno ou no ar-condicionado. Use a criatividade!

Gostou? Um ambiente simples como esse pode deixar a sua casa muito mais convidativa. Apostamos que você não vai mais se jogar na frente da televisão quando puder tirar os sapatos depois daquele dia cansativo! 😉

AkiLar

Share
Share