Elementos essenciais para montar uma suíte em estilo industrial

Ele é o queridinho da vez, e não é para menos: o estilo industrial reúne diversas referências às antigas fábricas, de tijolos à vista, móveis de linhas simples e madeiras e trilhos expostos. Após algumas décadas de contato com a criatividade do design, ele finalmente foi incorporado às empresas, escritórios e moradias – oferecendo uma opção perfeita para quem gosta de sobriedade, elegância, estilo e um leve toque das décadas passadas.

Se a sua intenção é criar uma suíte com essas referências, sejam o quarto e o banheiro totalmente integrados ou não, você não pode deixar de fora os elementos abaixo! 😉

Efeito de cimento queimado

Esse é um clássico do estilo industrial. O original é feito com uma mistura de cimento e areia que passa por um processo artesanal e um pouco mais caro – mas, se você não tem essa opção, é só buscar uma tinta que imite o efeito.

Rústico e sofisticado ao mesmo tempo, ele pode ser aplicado do chão ao teto; evite apenas exagerar na dose, para não deixar o ambiente frio demais. Prefere aplicar na mobília? Um profissional de qualidade pode fazer maravilhas na bancada do banheiro, aparadores, base da cama ou até escrivaninha, com uma placa de vidro fazendo o acabamento.

industrial

Tijolos à vista para uma pegada industrial

Quando se pensa em uma fábrica antiga, os tijolos sem acabamento logo vêm à mente, e é por isso que não podem faltar na sua suíte. Se você quiser um efeito mais sóbrio, deixe-os na cor natural ou em tons de preto ou grafite. Se quiser aproveitar para adicionar cor ao ambiente, não há restrições. E o melhor: existem várias formas de conseguir uma parede assim sem precisar fazer reforma, como mostramos AQUI. Fica pronto de um dia para o outro e o efeito é incrível!

Cores em tons de cinza, grafite e preto

Uma das características da decoração industrial é que não há uma grande profusão de cores: no máximo, o tom de tijolo e alguns detalhes coloridos na decoração para quebrar o efeito monocromático. Por isso, aposte em branco, preto e todos os tons de cinza e grafite. Se quiser deixar o ambiente ainda mais elegante, utilize também tons metálicos e o ferro desgastado.

Para a mobília escolha linhas retas, sóbrias, de pés finos e sem estampas.

industrial

Encanamento, trilho e fiação expostos

Esse detalhe é discreto, mas costuma fazer toda a diferença: ao invés de fazer a fiação da forma convencional, escondida no gesso ou dentro da alvenaria, deixe os fios (pretos e em boas condições) expostos, ou proteja-os com trilhos de ferro também expostos. O encanamento? a mesma coisa, preferencialmente sem desgastes.

Tons de madeira, ferro e pé direito alto

Se você puder mexer um pouco na estrutura para fazer um pé-direito alto, garantimos que o resultado vale muito a pena. Melhor ainda se você substituir o teto por vigas de madeira – existem várias opções de grande durabilidade e que ficam perfeitas para esse tipo de decoração. Adicione a madeira também nos detalhes, assim como o ferro ou decorativos com latas.

industrial

AkiLar

Share
Share