Os segredos e as melhores dicas para decorar a casa de praia

Quem tem o privilégio delicioso de manter uma casa de praia sabe que nos meses de verão a vontade é de passar mais tempo lá do que na “cidade”. E se ela é tão bem aproveitada nos momentos de descanso e reunião com a família, não dá para deixar a decoração de lado, não é mesmo?

A boa notícia é que montar seu próprio cantinho na beira do mar reunindo beleza, frescor e aconchego é bem mais fácil do que decorar o lar de todos os dias. Sabe por quê? Por causa das dicas abaixo e dos segredos de manutenção e escolha de materiais que você confere a seguir.

Depois de ler com atenção, é só colocar a mão na massa!

As regras de ouro da decoração da casa de praia

– Tem algum móvel ou decoração que não se encaixa mais em casa? Não precisa se desfazer dele. Com pequenos reparos e uma repaginada – como uma mudança de cor, por exemplo – ele fica como novo e pode dar um charme a mais na casa de praia!

– Como a intenção é criar um ambiente leve, arejado e descontraído, além de garantir a conservação por mais tempo e não sofrer com a umidade do litoral, aposte em móveis rústicos ou de madeira, preferindo sempre os impermeabilizados. Além da durabilidade, a madeira é uma ótima forma de trazer a natureza para dentro de casa.

casa de praia
Imagem: flickr/WickerParadise

 

– Para os tecidos dos estofados, cadeiras e acessórios, opte sempre pelos tecidos laváveis ou impermeabilizados, já que a água do mar e a maresia vão frequentar a casa o tempo todo. Tecidos como poliéster e napa são ótimas opções.

– É importante não encher o ambiente de tapetes ou cortinas pesadas. Aposte em voais ou cortinas tipo painel leves, de cores claras, para deixar a luminosidade entrar. E se tapetes são importantes para você, procure os de fibras, por exemplo. Afinal, você não vai querer tirar a areia e o sal deles toda semana.

– Se você não abre mão do aconchego, aposte em mantas e almofadas para compensar a leveza dos outros elementos. Elas são fáceis de lavar e ainda possibilitam que você mude as cores e a decoração do ambiente sem precisar fazer muito esforço. Cansou delas? É só trocar.

casa de praia
Imagem: freeimages/MelissaDixon

 

–  Além de deixar a luminosidade entrar, é muito importante priorizar a ventilação natural, bem mais abundante em ambientes de praia. Se for possível, instale janelas largas ou portas de correr, especialmente as de vidro. Dessa forma você mantém a casa arejada, evita o mofo, aproveita a iluminação natural e ainda integra o ambiente interno ao externo com muita naturalidade.

– Para as cores, a regra também é apostar no neutro: cores muito pesadas ou fortes podem prejudicar o descanso, enquanto utilizar tons terrosos, bege, cinza ou branco ajudam a iluminar, dão ideia de refrescância e mantêm o clima praiano mesmo com as portas fechadas.

– Para complementar as cores da casa, motivos navais nunca saem de moda! Eles podem ser ousados, como uma parede em listras azuis e vermelhas, ou mais discretos, com pequenos objetos espalhados pela casa. Aposte em vários tons de azul e solte a imaginação!

casa de praia
Imagem: flickr/JeanL.

 

– Aliás, é preciso muito cuidado nos elementos escolhidos para a decoração. Não encha a casa de quinquilharias, que além de darem trabalho na hora da limpeza e atraírem insetos, ainda deixam o ambiente pesado. Casa de praia não é depósito: o que não serve nem para ela nem para a residência precisa ser doado. Para deixar a casa bonita, mantenha a simplicidade.

– Mantenha poucos objetos na decoração e utilize plantas, cestos de fibra ou madeira para dar um toque diferenciado a cada ambiente.

– Qualquer objeto e móvel escolhido precisa ser feito de material resistente. Fique bem longe do ferro e do metal!

– A praia é o lugar perfeito para apostar nas áreas de convivência, leitura e descanso. Por isso, quanto menos paredes, melhor. E quanto mais perto da natureza, mais agradáveis serão os momentos de solidão ou com a família!

casa de praia
Imagem: freeimages/NilsVanBrabant

 

– Que tal decorar com a própria praia? Potes de vidro com conchinhas, pequenas estrelas do mar espalhadas pelas prateleiras, quadros feitos de colagem de areia colorida, pesos de porta de palha, bancos de vime, folha de bananeira… o céu é o limite!

– Sabe aqueles tutoriais de DIY (faça-você-mesmo) com os quais você sempre topa na internet? Chegou a hora de colocá-los em prática. E nem precisa procurar nada muito complexo: um mural de fotos feito com barbante e galhos de árvore para pendurar na parede, por exemplo, é um ótimo começo e dá um efeito incrível.

Cuidados essenciais para conservar os móveis e a decoração

Depois que você deixou a casa de praia com a sua cara, não vai querer mudar tudo a cada ano. Por isso a manutenção correta é tão importante! A primeira dica você já conhece: escolha materiais resistentes e de qualidade.

Para áreas externas, precisam de tratamento especial para resistir à maresia e à chuva, se for o caso.

Para o lado de dentro, fique muito atento à ação do sol, que desgasta a cor e danifica alguns materiais. Deixe-os cobertos enquanto não estiver na casa, e nos horários mais ensolarados proteja-os com a ajuda de cortinas portas, vãos, entre outros.

Agora, quando o assunto é a umidade, evite o mofo deixando os móveis mais afastados da parede, facilitando a ventilação, e mantenha produtos antimofo em locais estratégicos.

casa de praia
Imagem: flickr/BanzaiHiroaki Imagem de capa: flickr/Dronepicr

AkiLar

Share
Share