Maneiras incríveis de utilizar blocos de concreto na decoração

Reutilizar materiais de construção para a decoração de jardins e ambientes internos tem ganhado cada vez mais destaque. Muitas pessoas reutilizam até mesmo tijolos e blocos de concreto – quando reapropriados por arquitetos, decoradores e designers de interiores acabam se transformando em projetos lindos e criativos.

O bloco de concreto custa cerca de R$ 2,40 a unidade em lojas de referência, e é possível encontrá-lo em diversos formatos, seja furado ou maciço. O material é capaz de dar um toque brutalista a qualquer padrão de decoração e aos mais diversos móveis, sendo mais utilizado como aparador entre folhas de vidro e madeira.

Os blocos de concreto são uma solução verdadeiramente barata na hora de personalizar um ambiente, e podem até criar um visual industrial para todos os cômodos da casa. Antes de qualquer coisa, no entanto, mantenha em mente que é preciso passar verniz no bloco para que ele não fique soltando resíduos pela casa.

Dicas para utilizar blocos de concreto em diversas áreas da casa

blocos de concreto
Imagem: Freepik

Sala – Na sala, os blocos de concreto podem ser funcionais e discretos. Basta empilhá-los, e eles poderão servir como estante de livros ou um aparador de objetos de decoração. Os concretos possuem um tom sombrio e não criam focos de atenção, o que permite que você possa ousar ainda mais na hora de escolher os objetos que irão compor o ambiente.

Além disso, os blocos de concreto também podem servir como apoio para mesas de computador ou aparadores para o hall de entrada da casa. Para criar esses móveis, são necessários poucos materiais:

  • Blocos de concreto (lembrando que é necessário avaliar qual bloco de concreto será mais adequado para aguentar o peso que irá receber)
  • Superfície do material à sua escolha, sendo madeira e vidro os mais comuns e que melhor combinam com o acinzentado dos blocos de concreto.

Também é fundamental calcular se a estrutura da casa é capaz de aguentar o peso adicional dos blocos de concreto, principalmente se ficarão empilhados. Revise-o antes de criar uma estante ou qualquer outro móvel utilizando o material. Tudo isso é fundamental para não ter surpresas desagradáveis.

blocos de concreto

Quarto – O quarto precisa ser um ambiente de aconchego e suavidade e, por isso, algumas pessoas costumam achar os blocos de concreto peças grosseiras para o ambiente.

Porém, isso não é motivo para descartar o uso dos blocos no quarto: eles podem assumir funções incríveis, como servir de pé para uma cama Box, com um resultado único e cheio de personalidade.

Para deixá-los ainda mais inovadores, você poderá pintá-los. Para isso, é preciso preparar o bloco antes para que ele possa receber a tinta que selará sua superfície porosa. Um primer pode ser utilizado, de preferência do mesmo material da base da tinta, que pode simplesmente ser de látex, elastomérico ou à base de óleo.

Pinte e deixe o preparador secar por alguns instantes para alcançar o efeito desejado. Depois de seco, a tinta poderá ser aplicada diretamente na peça.

AkiLar

Share
Share