A importância da Impermeabilização

Problemas com infiltração nas paredes são muito comuns, e o resultado estético disso é bastante desagradável. Quando os primeiros sinais de infiltração começam a se manifestar nas paredes, surge a grande dúvida: o que eu devo fazer?

 

Existem várias maneiras de fazer a impermeabilização na parede, mas é preciso saber que quase sempre o indício que se manifesta nela é resultado de uma infiltração em outro lugar. Quando necessário, impermeabilizar a parede não vai resolver todo o problema, pois a causa ainda está lá – e há grandes chances dos problemas aparecerem novamente.

 

Nesse artigo, iremos explorar a fundo as causas de problemas de infiltração nas paredes e como fazer a impermeabilização adequada.

 

Um dos maiores condutores da umidade são as vigas baldrames. Mas você o que são elas? 

 

Elas são os elementos estruturais que dividem a infraestrutura de uma construção da supraestrutura (a parte da estrutura que fica acima do solo, em geral) e podem ou não estar abaixo do nível do terreno.

 

Quando citamos apenas baldrames, há quem os conheça com outra palavra, que é a de sapata corrida, que é um tipo especial de sapata.

 

Na concepção estrutural de edifícios em concreto armado, as vigas baldrame recebem as cargas de paredes e outros elementos e as transmitem aos elementos de fundação, como sapatas ou blocos de coroamento.

 

A impermeabilização das baldrames é uma das etapas mais importantes, pois são elas que entram em contato direto com o solo e a umidade que ela pega passar direto para as paredes. 

 

Esse procedimento de impermeabilização das vigas baldrames é feita com a tinta asfáltica, e é muito importante que ela seja feita da maneira mais correta possível. A superfície deve estar bem limpa, sem nem um resquício de pó, graxas, óleos e desmoldantes. As fissuras que podem aparecer e buracos também devem ser previamente tratados.

 

A aplicação do produto impermeabilizante deve ser feita em várias demãos, e faça os intervalos dessas aplicações conforme a recomendação do fabricante. Uma boa impermeabilização da fundação impede que a água em um futuro passe para as paredes.

 

AkiLar

Share
Share