Aprenda a surpreender na decoração da área de festas

Tem uma ocasião especial chegando por aí? Se você é o anfitrião da rodada e deseja surpreender, melhor começar a planejar o evento o quanto antes! Além do cardápio, que precisa ser preparado com bastante carinho, a decoração da área de festas também deve receber muita atenção para criar uma atmosfera agradável, aconchegante e que seja um complemento perfeito para a refeição!

Quer se inspirar em algumas ideias? Confira a lista abaixo! 😉

1 – Que tal escolher um tema ou definir cores?

Assim fica muito mais fácil decidir como você vai decorar. Se a festa for uma comemoração especial – como o Natal ou um aniversário de criança, você já sabe como começar; se não for esse o caso, você tem liberdade para utilizar suas cores preferidas! É a partir deste item que você poderá planejar todos os outros.

surpreender

2 – A iluminação certa vai surpreender

E opções não faltam nesse ponto! A iluminação é essencial porque ela vai dar o tom de toda a decoração: se será sofisticada, com uma iluminação forte e embutida, ou mais aconchegante e romântica, com o uso de velas. Aqui, são muitas as possibilidades: você pode usar luzes de natal em locais estratégicos, ou então pendurar vidros de conserva como se fossem lanternas. Velas (aromáticas ou não) também ficam lindas – só é preciso cuidar para não posicionar as fontes de luz de forma que atrapalhe a conversa, incomodando os olhos dos convidados.

3 – Plantas também são itens decorativos

Elas já são ótimas para limpar o ar e alegrar o ambiente normalmente… imagine então se você utilizá-las de forma estratégica para decorar um salão de festas? Junte tudo que você tem pela casa ou monte composições com folhagens e flores coloridas (de preferência não muito perfumadas, para não incomodar o olfato durante a refeição) e coloque no centro da mesa ou a um canto do buffet!

surpreender

4 – Capriche na decoração da mesa e use a criatividade

Este item, é claro, não poderia faltar. A mesa é a parte mais essencial da decoração: monte uma composição com uma base de toalha inteira, trilho para o centro ou um jogo americano complementar. Abaixo dos pratos, um sousplat sempre cai bem – assim como guardanapos de pano em composição com os talheres! E não precisa sair comprando jogo de louça só para isso: use a criatividade, aposte em materiais alternativos e mescle as louças que você tem em casa! Quer mais uma dica? Utilize um recipiente grande para encher de gelo e deixar as bebidas à mostra – principalmente se estiverem em garrafas bonitas. Você pode deixá-lo acessível em uma mesinha pequena ao lado; fica um charme!

5 – Disponibilize espaços de conversa além da mesa

Se a sua mesa já está planejada, chegou a hora de criar mini espaços de convivência para os convidados conversarem confortavelmente antes e depois da refeição. Nesse caso, vale tudo: redes de descanso, cadeiras mescladas e decoradas (de preferência com almofadas nos assentos) e até alguns “sofás temporários”, que você pode fazer com colchões encapados ou almofadões. Já pensou, além disso, pendurar tecidos acima do espaço? O colorido e o aconchegante vão conquistar seus convidados!

surpreender

DICA EXTRA

Além de cuidar dos espaços essenciais, como a mesa e locais de convivência, que tal apostar em pequenos detalhes para dar aquele toque especial? Pegue seus itens de decoração preferidos – como a máquina de escrever da sua avó, ou aquela pequena escultura que ganhou de presente – e incorpore à decoração. Espalhe pétalas de flores ou ramos pela mesa, buffet e até mesmo no chão – e complemente os cantos ou espalhe pelo ambiente bolas chinesas ou balões pendurados.

Utilizando todos esses componentes na medida certa e levando em consideração o espaço que você tem disponível, seus convidados vão perder o fôlego!

 

AkiLar

Share
Share