Quanto custa construir uma casa? Como calcular o orçamento da obra

Se você decidiu que está na hora de construir a casa própria, a primeira coisa que precisa fazer é encontrar um engenheiro ou arquiteto de confiança para transformar suas ideias em um projeto. A etapa seguinte, depois do projeto e com o memorial descritivo em mãos – afinal, ele é que descreve todos os materiais e acabamentos que serão utilizados na construção –, é definir o orçamento total da obra da forma mais completa e próxima do real possível. Mas, você não tem nem ideia de quanto custa construir uma casa? Fique tranquilo. As dicas e o passo a passo abaixo vão esclarecer suas principais dúvidas.

Quanto custa construir uma casa?

Para começar a ter uma ideia do valor final, é preciso entender que cada etapa da obra tem um impacto no orçamento: a fundação e o piso grosso correspondem a 10% do total; a estrutura, as paredes e lajes, a 20%; as esquadrias, que são as portas e janelas, respondem por 8% do valor – mesma porcentagem das instalações hidráulicas e elétricas. O telhado corresponde a 16%, outros serviços, a 5%, e os acabamentos são os campeões de gastos: 33% do valor total que você precisará investir na construção.

Com isso em mente, você já deve ter percebido que os gastos vão depender, principalmente, do padrão de casa que você deseja construir. O tamanho, é claro, influencia, mas não tanto quanto o tipo de revestimento escolhido, como será feito o acabamento das paredes, o tipo de acabamento do teto, o telhado e as louças e acessórios escolhidos para a cozinha, banheiros e lavanderia.

Outros fatores que precisam da sua atenção na hora de definir quanto custa o projeto são a arquitetura – a casa terá os cômodos básicos, ou você deseja um deck, um escritório ou uma área de festas? –, as necessidades de adaptação do terreno antes de começar a construção e o tipo de contratação da mão de obra, se por empreiteira ou diretamente com os profissionais.

Agora que você já entendeu todas as variáveis para definir quanto custa construir uma casa, confira um passo a passo básico e simples para definir o valor que precisará investir na sua obra.

quanto custa construir
Imagem: freeimages/Sanja-gjenero – Imagem de capa: freeimages/marc-jacops

PASSO A PASSO PARA ELABORAR O ORÇAMENTO

1 – Levantamento dos quantitativos: Defina quanto será usado para as estruturas, alvenarias, chapisco, reboco, pisos, revestimento das paredes, louças, metais, coberturas, forros e instalações – sem esquecer das áreas externas.

2 – Composições de Preços Unitários: Definir as CPUs nada mais é do que descobrir o preço unitário de cada material a ser utilizado e também o da mão de obra.

3 – Definir os custos indiretos: Aqui, é a hora de colocar na ponta do lápis todos os custos indiretos da obra, como custos de água, luz, transporte, aluguel de equipamentos, alimentação, etc.

4 – Apure os impostos: Dependendo do tipo da sua obra, podem existir impostos sobre serviços ou encargos sociais sobre mão de obra, se você não estiver utilizando o serviço através de uma empreiteira. Pesquise e peça ajuda ao seu arquiteto para não ter surpresas!

5 – Organize e faça o cálculo final: Agora, é só organizar uma tabela em Excel ou similar indicando o nome do material e a descrição, com uma coluna trazendo o valor unitário, outra com a quantidade que será utilizada e a última com o valor total. No final da lista, some todos os valores dos custos e você terá o valor total da obra!

 

DICA: Se a sua intenção é fazer uma consulta rápida, é possível consultar o Cub/ m² ou o SINAPI – o primeiro indica o custo do metro quadrado de uma residência de baixo, médio ou alto padrão em cada região, e o segundo traz a mesma informação, atualizada mensalmente. Multiplique a área da residência em m² pelo valor do Cub/m² da sua área e padrão, e você terá uma estimativa bem próxima da real.

O Cub/ m² você encontra AQUI. O SINAPI fica NESTE LINK.

AkiLar

Share
Share