Guia do piso vinílico: como escolher e cuidar

O piso vinílico é produzido através do PVC e seu aspecto lembra uma borracha. Por isso, é um piso resistente, fácil de limpar e que pode ser instalado sobre outros tipos de pavimentos, como cerâmicas e cimento.

Seu foco são ambientes internos, principalmente por causa das características do material utilizado em sua composição. E são esses tipos de questões que suscitam dúvidas sobre a compra ou não do piso vinílico.

Portanto, pensando nisso, elaboramos um guia para você que está pensando em colocá-lo em sua casa. Como escolher? Quais as vantagens? Como cuidar no dia a dia? E quais as diferenças desse tipo de piso para outros mais tradicionais?

Você encontra essas respostas no Guia do Piso Vinílico abaixo.

Como escolher?

O piso vinílico vem em diferentes formas, tamanhos e cores. Por isso, é preciso observar atentamente na hora de instalá-lo em sua residência ou ambiente comercial. Como é produzido em escala mundial, existem diversas marcas no mercado.

Cada uma terá seu padrão e isso cabe totalmente ao seu gosto. Contudo, diferentemente dos outros tipos de piso, existem categorias diferentes de piso vinílico e cada uma delas é recomendada para um tipo de ambiente.

piso vinílico

Mas, antes de debatermos isso, é importante lembrar que esse tipo de piso não deve ser utilizado em ambientes externos, pois o sol pode danificar o revestimento.

E nem em ambientes muito úmidos, como banheiros e cozinhas, já que nesse tipo de condições, o material pode estufar.

  • Piso vinílico em manta: Esse é o formato original do piso, por isso é o mais simples e barato de todos. Em um piso baixo e irregular, é possível aplicá-lo por cima. Contudo, é uma opção sem muita rigidez, sendo pouco resistente a furos e cortes. Com isso, para locais onde o piso não precisa ser tão rígido, como quarto de crianças, é uma boa opção. O acabamento é simples e liso.Não deve ser utilizado em ambientes comerciais;
  • Piso vinílico em placa: É a versão rígida do piso em manta. Continua sendo simples e barato, mas resolve a questão da rigidez, resolvendo a questão dos furos e cortes. Sua instalação não é recomenda em superfícies irregulares ou imperfeitas, além disso, choques muito fortes podem danificar o piso;
  • Piso vinílico em réguas: Ele é a versão completamente resistente a choques e a furos. Resolve os dois problemas das versões anteriores e possui melhor acabamento, contando com texturas além de desenhos lisos. E comparado com outros tipos de pisos, acaba não sendo uma opção muito cara. Pode ser usado em ambientes internos de alta movimentação e até em ambientes comerciais de média movimentação. Além disso, possui uma versão que conhecida como Click. Uma opção versátil e de melhor acabamento e que permite a instalação em superfícies imperfeitas.

Vantagens do piso vinílico

O PVC confere a esse piso características físicas muito importantes. A superfície externa é lisa, e com isso, torna-se fácil de limpar, pois não acumula sujeira.

Ele é mais resistente e como é um material térmico, mantém a temperatura ambiente em um nível agradável. Além disso, é um piso que não dobra ou deforma com facilidade. Por fim, não desgasta com o tempo, é antiaderente, antiderrapante e silencioso.

piso vinílico

Essa última característica o faz perfeito para apartamentos, já que reduz os barulhos provados pela sua residência. Sendo uma opção muito agradável para você e seus vizinhos.

Cuidados no dia a dia

Sua manutenção é relativamente simples, mas alguns cuidados são necessários, principalmente no que tange o uso de água e produtos líquidos em demasia.

Como o piso vinílico pode estufar em ambientes úmidos, é recomendável evitar lavações pesadas que envolvam água. Além disso, para evitar alguns problemas com furos e cortes, é recomendável não utilizar máquinas que trabalham com alta pressão.

piso vinílico

Normalmente, a vassoura é suficiente para remover a poeira e sujeiras comuns da rotina diária. Em caso de manchas, um pano úmido com sabão neutro é suficiente.

Por fim, em caso de sujeiras mais difíceis, o caminho é utilizar um removedor neutro diluído em água e utilizar uma esponja macia para fazer a remoção.

Diferenças para o piso laminado

O piso laminado é composto por madeira em lâminas, como o nome claramente sugere.

Em comparação com o piso vinílico, ele apresenta algumas características como resistência a riscos e abrasão, mas também é uma superfície simples de limpar e dura bastante tempo.

Em termos de acabamento, é simples também, mas contam com uma ampla variedade de opções baseados na madeira original.

AkiLar

Share
Share