6 truques de decoração para deixar sua casa muito mais iluminada

Uma casa cheia de luz agrada aos olhos de qualquer pessoa, mas traz ainda mais benefícios para quem dorme e acorda nela todos os dias. Mas, se você não tem como modificar a estrutura do seu lar ou mora de aluguel, talvez essa luminosidade não seja conquistada tão facilmente. É por isso que esses truques de decoração são tão importantes: com gastos muito pequenos ou com uma simples reorganização do ambiente, é possível deixar a luz natural entrar ou criar a ilusão de que o sol está sempre por perto. Confira e deixe sua vida muito mais iluminada!

Acabamentos em cores claras

Na hora de pintar ou colocar papel de parede, o importante é escolher cores de tons claros e suaves, como o branco, o bege e o cinza. Cores mais fortes criam efeitos muito bonitos, mas vão acabar atrapalhando se a sua intenção é garantir uma identidade mais leve para o ambiente.

A mesma coisa vale para o teto e o chão. Dependendo da cor que você escolhe, pode dar a impressão de um ambiente maior (cores claras) ou menor (cores escuras). As cores claras, obviamente, ajudam a refletir a luz e distribuí-la pelo ambiente, um efeito ampliado com a utilização de pisos com os tons mais claros de madeira.

cores claras
Imagem: flickr/Boffo Family of Companies

Cortinas leves e com transparências

Para que as cortinas não impeçam a entrada de luz, opte por modelos com transparências, como o voil, ou fibras naturais, como o algodão cru, preferencialmente em tons de branco, palha ou gelo. Se você quiser um ambiente bem homogêneo, escolha cortinas de cores iguais ou o mais próximo possível à cor das paredes.

Cores mais escuras ou de tecidos pesados, além de esquentar o ambiente e escurecer a parede em que se encontram, ainda criam sombras que roubam a luminosidade. Fique longe delas!

cortinas_leves
Imagem: flickr/jinkazamah

Não pode mexer nas cores? Esconda-as

Se o contrato de aluguel não permite ou se você não quer se preocupar com reforma e mão de obra agora, não tem problema. É possível aumentar muito a luminosidade do ambiente mesmo com paredes ou móveis escuros: basta cobri-los com itens grandes e claros. Um sofá preto, por exemplo, pode ser coberto com uma manta cinza ou mesclada de branco, de tamanho grande; já as paredes podem ganhar composições clean de quadros, painéis e até tapeçarias modernas, se combinarem com a sua decoração.

Para o piso o truque é ainda mais simples, já que tapetes são muito fáceis de encontrar. Escolha um modelo do seu gosto, grande o suficiente para cobrir a maior parte do piso, em cores claras e estampas sem muita informação, e voilà!

esconder cores
Imagem: flickr/Design Folly

Vidros e espelhos para uma casa mais iluminada

Se por algum motivo sua casa não recebe muita luz, é possível utilizar alguns truques para multiplicá-la. Um deles é colocar espelhos grandes na parede oposta à das janelas; assim, a visão se confunde e a impressão é de que existe não uma, mas duas janelas no ambiente – sem contar que eles ajudam a ampliar o local e deixam a decoração muito mais charmosa.

Se você tiver essa opção, outra arma poderosa é utilizar janelas de vidro ou uma composição de tijolos de vidro em uma parte das paredes ou do teto.

vidros e espelhos
Imagem: flickr/Living Rooms London

Iluminação artificial

Se a iluminação natural não dá conta mesmo com todos esses truques, o jeito é apostar em algumas fontes artificiais para clarear o ambiente. Nesse caso, existe uma quantidade quase infinita de luminárias de mesa ou de chão, preferencialmente de luz branca ou led, que podem ser colocadas nos pontos mais escuros como forma de compensação. Assim, além de dar um up na decoração, você não precisa mexer nas instalações elétricas ou começar a quebrar paredes.

iluminação artificial
Imagem: flickr/jinkazamah

Cuidados na escolha do mobiliário

Esse é um fator que influencia muito a luminosidade do ambiente. Cadeiras ou sofás, por exemplo, devem ter pés expostos para deixar a luz circular; móveis maiores devem ser encostados à parede, e fique longe de estantes ou prateleiras na parte superior da parede; assim, o ambiente parece ao mesmo tempo maior e mais iluminado. As cores, é claro, precisam ser claras, dando preferência ao branco e fugindo de estampas superelaboradas ou cheias de textura.

escolha dos móveis
Imagem: freeimages/ilker

Você tem outras dicas para compartilhar? Conte pra gente nos comentários 😉

 

AkiLar

Share
Share