Como escolher a coifa certa para a sua cozinha? Confira o guia

A tendência de apartamentos com menos divisórias, seja do tipo loft ou com ambientes integrados, trouxe também algumas adaptações na decoração e funcionalidades da cozinha. Assim, incluir uma coifa no orçamento se tornou tão essencial quanto um forno ou geladeira: é esse eletrodoméstico o responsável por sugar a gordura, a fumaça e outros cheiros do fogão, evitando que a sujeira decorrente se espalhe pela casa e grude no sofá, nas cadeiras, tapetes, cortinas…

Dá uma sensação ruim só de pensar, não é mesmo? Por isso, não improvise! Lembre-se da coifa na hora de planejar o mobiliário, e confira as dicas abaixo para escolher o modelo adequado ao seu tipo de apartamento.

O guia definitivo para a escolha certeira da coifa

  1. Coifa ou depurador?

Existem diferenças entre os dois modelos que muita gente não conhece. Só se chama de coifa o aparelho que inclui um duto que leva para fora da casa tudo que é absorvido pelo eletrodoméstico. Se você mora em apartamento, por exemplo, provavelmente terá que optar por um depurador: um aparelho mais compacto (e mais barato!) que possui um filtro capaz de reter a gordura e os odores, devolvendo o ar ao ambiente. Converse com seu arquiteto para saber qual é a melhor opção para você!

coifa certa

  1. Fique de olho no fogão

A coifa ou o depurador são um complemento para o fogão. Por isso, obviamente, devem possuir tamanho e capacidade suficientes para absorver tudo que ele estiver cozinhando, principalmente quando diversas bocas forem acionadas ao mesmo tempo. A coifa deve ter as mesmas dimensões do fogão, ou ser minimamente maior – menor, nem pensar!

  1. O modelo depende do projeto da cozinha

Se o seu fogão ou cooktop fica em uma ilha no centro da cozinha, você pode procurar diretamente pela coifa de ilha. Já quem tem uma bancada encostada na parede com o eletrodoméstico tem mais opções: é possível escolher os modelos de parede, mais compactos, ou modelos parecidos com os de ilha, que ocupam mais espaço mas dão um visual mais clean ao ambiente.

coifa certa

  1. O quebra-quebra está incluso no pacote

Se você pensou nisso ainda na fase da construção, ufa! Se não, saiba que vai precisar de um pouquinho de reforma para instalar a coifa. É que o engenheiro ou arquiteto precisará orientar os trabalhadores para realizar a instalação: você vai precisar de um duto para a saída de ar, abertura na laje do teto da cozinha e uma ligação ao ambiente externo. Para instalar, melhor entrar em contato diretamente com a Assistência Técnica Autorizada – assim você não perde a garantia. E fique tranquilo, porque toda essa movimentação vale a pena!

IMPORTANTE: Antes da instalação, verifique se a parede ou teto é capaz de suportar o peso do produto e se no local não há conduítes ou encanamentos. Mantenha também a distância adequada entre a coifa e o fogão, que é de, em média, 650mm. Para garantir, verifique o manual do produto que você adquiriu!

  1. Opte pelas mais potentes

Quando o assunto é coifa, o barato pode sair bem caro. É que para funcionar adequadamente, a coifa escolhida precisa ter alta potência nominal de sucção – senão, o desempenho fica bastante reduzido.

coifa certa

Anotou tudo? Agora vai ficar mais fácil conversar com o profissional de sua confiança e escolher seu modelo preferido, dentro das especificações! 😉

AkiLar

Share
Share