Closet funcional: Regras para organizá-lo e facilitar o dia a dia

Se você é do tipo que passa horas em frente ao guarda-roupa tentando encontrar algo para vestir, seja para trabalhar ou ir a uma festa, o problema pode estar na falta de um closet funcional, e não na falta de opções.

Muitos dizem que conhecem sua própria bagunça e mesmo num espaço sem ordem conseguem encontrar exatamente o que necessitam, mas se derem uma chance à organização funcional de suas gavetas e armários, com certeza pouparão muito tempo no futuro e até mesmo conseguirão apostar em composições diferentes, com peças que ficam esquecidas entre tantas outras.

Confira hoje 7 dicas para organizar seu dia a dia com um closet funcional:

1- Há quem pense que organizar o closet significa jogar roupas fora, doá-las, enfim, se livrar de alguma forma do que está lá. E enquanto isso pode ser muito saudável e de grande ajuda, não é necessário: você pode manter todas as peças que possui hoje e ainda assim ordenar cada nicho de forma que ainda sobre espaço. Busque organizar seu closet por modelos (calças, saias, vestidos, casacos, etc.) ou por cores, da mais clara para a mais escura ou vice-versa.

2- Casacos, camisas e vestidos devem ter preferência com os cabides. Camisetas, calças e shorts podem ir dobrados em gavetas ou sob o que foi pendurado. As peças com botões devem ser sempre abotoadas. Se tem uma combinação legal, guarde uma camisa sob um casaco para lembrar de usá-los em conjunto e poupar espaço.

3- Faça uso de caixas organizadoras com ventilação e guarde roupas pesadas nelas, como vestidos de festa, roupas de inverno, etc.

4- Quando se trata de acessórios como bolsas e sapatos, guarde-os em pé. As bolsas devem conter algum tipo de enchimento e ser guardadas lado a lado, assim como os sapatos, que não devem ir em caixas, e sim par ao lado de par sobre uma estrutura firme para evitar que amassem e percam a forma.

5- Peças mais delicadas e pessoais, como meias e biquínis, devem ser guardadas sempre em gavetas, tanto para melhor visualização quanto para que não seja necessário amarrar uma na outra, acabando com a elasticidade e deformando-as.

closet

6- Os cintos não devem ser enrolados, como muitos costumam fazer. Compre um porta-cintos para manter na porta do guarda-roupas, um cabide próprio para pendurá-los ou deixe-os esticados sobre uma superfície plana. Enrolar danifica o material – cintos de couro, por exemplo, podem “quebrar”.

7- Por último, algo que parece óbvio: deixe as roupas que sabe que precisa usar sempre à vista. Uniformes, roupas para uma ocasião próxima e essenciais para o dia a dia devem estar sempre na frente do que não é utilizado tão frequentemente e ter um espaço fixo, por uma simples questão de praticidade e economia de tempo.

Organizar um closet funcional pode ser uma tarefa que requer um pouco de paciência, mas o ideal é fazê-lo de uma só vez, sem parar. Com certeza seu dia a dia será muito mais funcional.

AkiLar

Share
Share