Guia rápido das suculentas: espécies, como cuidar e dicas especiais!

Se você está em busca da planta perfeita para sua casa ou jardim, é bem provável que descubra as suculentas como seu tipo de planta favorito!

Essas plantinhas estão na moda e não é por acaso: elas possuem a forma exótica e são bem fáceis de cuidar.

Já se interessou pelo assunto? Aqui está um guia rápido com fatos importantes sobre como cuidar das suculentas, dicas especiais sobre solo, rega e as principais espécies.

Características das suculentas

Todos os cactos são suculentas, mas nem todas as suculentas são cactos. Isso porque as duas plantas são originárias de regiões áridas e, por isso, são capazes de reter a água e suas folhas e caules. O difere as duas plantas, basicamente, é que o cacto possui espinhos e a suculenta não.

As suculentas existem em uma enorme variedade de tamanhos, formas e cores, e podem se adaptar a diferentes condições de crescimento. Então, mesmo que você não tenha muitas habilidades para cuidar de plantas, pode apostar em cultivar suculentas em casa.

Como cultivar suculentas

Por mais que sejam plantas resistentes, as suculentas precisam de alguns cuidados especiais. Mas pode ficar tranquilo pois elas não são muito exigentes!

Solo e Rega

Praticamente todas as suculentas preferem solos bem drenados, por isso é bom escolher um recipiente que não acumule água ou escolha um bom local no jardim que nunca se molhe.

A quantidade de regas varia de acordo com o tipo do solo, drenagem, clima e estação. Por isso, você precisa observar se o solo está seco entre uma rega e outro. Se ainda estiver úmido, você pode esperar mais uns dias.

Como as plantinhas aculmulam a água em suas folhas, se você regar em excesso elas podem apodrecer com facilidade. O ideal é que a rega seja feita uma vez por semana durante o verão. No inverno, você pode aumentar o tempo entre as regas para até 20 dias.

Luz

Geralmente, as suculentas precisam de cerca de 6 horas de luz solar durante o dia. Se você for cultivá-las dentro de casa, é recomendável que elas fiquem próximas de uma janela que receba uma boa iluminação durante o dia todo.

Para descobrir se as plantas estão recebendo luz solar em excesso ou escassez, observe bem as suas folhas. Muita luz solar direta nas suculentas pode queimar as folhas. Por outro lado, se elas não estiverem recebendo luz suficiente, você vai perceber que elas começarão a se esticar e se inclinam em direção da luz para obter o máximo de exposição.

Como fazer mudas de suculentas

A propagação das suculentas é bem fácil e divertida! Você pode remover algumas folhas ou usar aquelas que tenham caído da planta, desde que estejam intactas.

Depois, é preciso deixar essa folha secar por alguns dias. Esse passo é vital pois, se você colocá-las diretamente no solo, elas absorvem muita umidade e apodrecem.

Quando sentir que as pontas estão secas o suficiente, você pode colocá-las em cima da terra e esperar até a uma nova suculenta comece a brotar!

Espécies

Existem centenas de espécies de suculentas no Brasil. Conheça as principais:

Rabo-de-burro (Sedum morganianum)

Essa suculenta recebe esse nome por causa de sua capacidade de crescer até um metro de comprimento no formato que lembra uma cauda. Essa planta cresce melhor dentro de casa e é bem usada em jardins verticais.

Aloe vera

Essa planta é mais conhecida pelos seus benefícios medicinais: ela serve para aliviar queimaduras e arranhões, além de ser um hidratante natural para pele e cabelos. A aloe vera também pode ser usada para fins decorativos como uma planta de interior.

Echeveria elegans

As folhas dessa suculenta possuem um formato parecido com uma flor e, por isso, é uma das favoritas do momento. Elas são plantas de climas secos e precisam de pouca água para sobreviver.

AkiLar

Share
Share