Tijolo: Você conhece todos os tipos?

Todos sabemos que existem vários tipos de tijolos, mas o que muitas pessoas não sabem é que cada um é recomendado para uma determinada função. Separamos algumas dicas para você saber qual é o melhor para a sua obra.

 

O que avaliar na escolha dos tijolos?

Ele é responsável pela estrutura que será erguida ficar firme. Um ponto a se observar é a resistência e a durabilidade deles. Outros fatores como isolamentos térmico e acústico, carga estrutural, absorção de água,  além do tipo de uso propriamente dito também precisam ser levados em conta.

 

Quais os tipos?

 

Maciço

O maciço são excelentes no quesito conforto térmico e acústico. Conhecido também como tijolo de barro cozido ou tijolinho, ele são menores e por essa questão é necessário mais unidades e as dimensões deles são imperfeitas e o resultado deixa a alvenaria mais desigual.  Por esse motivo tem um aumento no custo com a mão de obra e argamassa são mais elevados. 

Cerâmico

O modelo cerâmico é o mais popular nas construções de alvenaria, um dos motivos é que ele é a opção mais econômica disponível. A desvantagem do tijolo cerâmico é a grande produção de entulho e é consideravelmente mais frágil que os outros e por esse motivo ele é geralmente utilizado nas paredes internas, já que não suporta uma carga estrutural. 

 

Tijolo de acabamento

Ele é uma derivação do tijolo cerâmico e tem a função de acabamento, já que a sua aparência é melhor e tem vários formatos, cores e tamanho. Normalmente ele é utilizado nas áreas externas.

 

Ecológico

A diferença entre a fabricação dos tijolos tradicionais é que o tijolo ecológico passa por um procedimento diferente de secagem, ao invés de ir ao forno a secagem (curagem) com água e sombra. Pelo seu formato, é dispensável reboque e a pintura.

 

Refratário

Por ser mais resistente ao calor o tijolo refratário é mais indicado na construção de fornos e churrasqueiras. Mas para se ter um bom resultado não depende apenas do tijolo, importante prestar atenção na argamassa utilizada. 

Gostou das nossas dicas sobre qual tijolo utilizar na construção? Deixe sua opinião nos comentários.

AkiLar

Share
Share