Cuidados essenciais para instalar o gás de cozinha

Finalmente, chegou a hora de dar os últimos retoques na cozinha: os armários já estão instalados, a geladeira está ligada, cada eletrodoméstico está em seu lugar… e o próximo passo é deixar o fogão funcionando. Mas, se os modelos elétricos e de mesa são teoricamente fáceis de se instalar, há sempre uma parte mais complicada nesse processo: a ligação de gás, que preferencialmente deve ser feita por um profissional.

Ainda que você tenha algum conhecimento e opte por instalar o fogão sozinho, existem cuidados essenciais a serem considerados – seja com botijões ou gás encanado. Confira!

Instalando o fogão com botijão de gás

Algumas peças e ferramentas estão envolvidas nesse processo:

– um regulador de pressão de gás (válvula) de 2,75 kPa, de acordo com a NBR 8473 (dentro do prazo de validade);

– braçadeiras de metal com parafusos;

– chave de fenda;

– uma mangueira plástica de PVC, marcada com tarja amarela e selo do Inmetro (também dentro do prazo de validade), com, no máximo, 1,25m de comprimento.

ATENÇÃO: Muito cuidado com a distância entre a mangueira e o forno, e nunca faça emendas no cabo.

 

Com todas elas em mãos, o primeiro passo é colocar a braçadeira em uma das pontas da mangueira. Em seguida, encaixe a mangueira no local de entrada do combustível e aperte a braçadeira com a chave de fenda.

Depois, acople a outra braçadeira no outro extremo da mangueira e conecte o tubo no regulador de pressão. Aperte a braçadeira com a chave de fenda.

O próximo passo é checar se o registro do regulador está bem fechado; isso é essencial antes de liga-lo ao botijão. Após a conferência, rosqueie com cuidado o regulador de pressão no botijão de gás.

Com todo o sistema instalado, chegou a hora de conferir a presença de vazamentos. Para isso, abra o regulador de pressão e passe um pouco de espuma de sabão em todas as conexões. Se formar bolhas, feche o registro e desconecte todas as partes, começando novamente.

gás

Instalando o fogão com gás encanado

Se na sua casa ou apartamento o gás for encanado, com saída diretamente na parede, você vai precisar de:

– uma mangueira metálica de meia polegada com 1,25m de comprimento;

– uma arruela de vedação;

– pasta para vedar;

– um adaptador para fogão com entrada de gás com bico tipo mamadeira;

– duas chaves de boca.

ATENÇÃO: O registro de gás deve ser exclusivo para o fogão, visível, facilmente acessível e ficar localizado no mesmo ambiente do eletrodoméstico. Se esse não for o caso, entre em contato com um profissional.

 

O primeiro passo é rosquear o adaptador à mangueira, utilizando a pasta para selar a conexão. Para fazer isso de forma totalmente segura, utilize as duas chaves de boca.

Em seguida, coloque a porca do adaptador na entrada de gás, encaixando então o adaptador e rosqueando a porca de fixação com a ajuda das chaves. Depois, coloque a arruela dentro da rosca interna da mangueira para vedar a conexão. Por fim, verifique se o registro de gás está totalmente fechado.

O passo seguinte é rosquear a mangueira no registro de gás (também com a ajuda das chaves de boca) e finalizar com a pasta vedante. Está pronto: agora, é só verificar a presença de vazamentos, da mesma forma como é feita com o botijão.

 

Lembre-se: o mais importante é manter você e sua família seguros. Se tiver qualquer dúvida, deixe o serviço para um profissional especializado!

 

AkiLar

Share
Share