Cimento queimado como opção para acabamento

Sempre ficamos pensando muito em qual cor de tinta utilizar nas paredes ou se é preferível colocar um papel de parede ou azulejo. Para fugir dessas decisões, uma opção é utilizar o cimento queimado como acabamento. 

 

O cimento é multifacetado, e bem econômico. E ao contrário do que era visto antigamente como mal acabado, grosseiro ele agora é visto como moderno e elegante. O cimento pode ser polido para dar um efeito mais brilhante ou fosco e uma outra opção é a utilização sem um acabamento para dar um tom mais rústico à decoração.

 

Mas o que é cimento queimado?

 

Com esse nome a primeira coisa que pensamos é: como vou queimar cimento? É muito perigoso isso? Apesar de ter esse nome, em nenhuma parte do processo você vai precisar botar fogo em algo. 

O processo de alisamento do pó de cimento sobre a argamassa úmida é o que chamamos de “queimar o cimento”. Essa etapa deve ser feita até que o cimento fique totalmente liso e uniforme, usando juntas de dilatação no piso a cada 2m para evitar rachaduras.

O começo de todo esse processo consiste em produzir uma argamassa misturando apenas cimento, água e areia e ela é preparada exatamente no local que irá ser aplicada. É necessário 30 cm de espessura em média e colocado direto no contrapiso que esteja ainda úmido ou em alguma superfície que seja áspera para garantir a aderência. 

Uma das vantagens é que o cimento queimado é mais resistente ao desgaste com o passar do tempo. 

O cimento queimado pode ser usado para o piso ou parede da cozinha, sala, escritório, varanda ou qualquer outro cômodo. Também é uma ótima opção para ambientes externos com um design diferenciado.

 

AkiLar

Share
Share