Construção e reforma: preciso do projeto de um arquiteto ou engenheiro?

Esse é um assunto muito mais sério do que parece. Com um orçamento já tão apertado na hora de construir ou reformar, a maioria das pessoas fica em dúvida: será que é realmente necessário fazer um projeto profissional, ou é possível se basear apenas nos próprios esboços, algumas pesquisas e na orientação dos profissionais que vão executar a obra?

A resposta certa, aqui, é a opção um. Sempre! Entenda por quê:

Para que serve o projeto?

O projeto é o elemento mais fundamental em um processo de construção ou reformas que incluam, por exemplo, modificações como a quebra de paredes. Ele irá direcionar toda a obra, definindo quais são os materiais adequados, como deverá ser feito (ou modificado, no caso da reforma) o encanamento e a fiação elétrica, qual é a largura correta das paredes ou as especificidades do terreno… enfim, além de fazer o planejamento da obra, um projeto básico de engenharia costuma trazer as especificações dos seguintes itens:

Escolhas arquitetônicas (o estilo da casa, tamanho de cômodos, altura, etc.);
Fundações;
Estruturas de concreto e alvenaria estrutural;
Instalações (hidráulicas, elétricas);
Pontos de ar condicionado;
Segurança contra incêndio;
Terraplenagem;
Revestimentos;
Esquadrias e vidros;
Acústica;
Iluminação;
Análise térmica/ energética;
Impermeabilização;
Acabamentos em todos os cômodos;
Coberturas em gesso e rodapés;
Área externa, se houver;
Fachadas (revestimentos externos) ou fechamentos pré-fabricados;
Garagem;
Especificações quanto ao meio ambiente.

Mas, por que um profissional é que deve elaborá-lo?

projeto
Imagem: freeimages/lotus-head – Imagem de capa: freeimages/jean-scheijen

Porque mesmo que você saiba exatamente como quer a casa ou o que será modificado no ambiente, é impossível que tenha adquirido, apenas por experiência ou orientações de terceiros, todos os conhecimentos necessários para realizar uma obra segura, utilizando os materiais adequados para cada função e levando em consideração fatores que, muitas vezes, apenas especialistas conhecem. Por isso é tão importante contratar um deles para definir todos os itens e o projeto da sua obra, mesmo que o acompanhamento seja feito somente por você.

Além disso, basear-se em um projeto profissional ajuda a evitar surpresas desagradáveis durante a execução, além de garantir o melhor custo-benefício, entender quais das suas ideias são mesmo aplicáveis na construção e antecipar situações desfavoráveis, encontrando soluções já testadas e de validade garantida pela experiência do profissional que você escolher.

AkiLar

Share
Share