Casas ecológicas: tudo o que você precisa saber!

O mercado imobiliário cresce mais a cada ano, e com isso é notável que as casas ecológicas tenham se tornado mais populares.

Essa popularidade é não é apenas devido a uma maior preocupação com o meio ambiente, mas também porque elas podem ter um custo bem menor.

Para a construção de uma casa verdadeiramente ecológica é necessário que ela seja autossustentável ou renovável.

Com o intuito de atingir essa necessidade é essencial que se crie e siga algumas diretrizes na criação e construção da casa.

E somente dessa forma as casas ecológicas seriam eficazes em seu objetivo, de melhorar e não agredir o meio ambiente.

Além da grande contribuição com todo o sistema ambiental essas casas são consideradas potencialmente mais baratas.

O valor é reduzido pela variedade de produtos naturais e renováveis que pode ser utilizado na construção e elaboração da mesma.

Contudo, recomendamos que procure por um profissional qualificado para a elaboração do projeto, uma vez que a estrutura deve ser bem produzida e detalhada para que não haja problemas posteriormente.

O que você precisa saber sobre as casas ecológicas

 casas ecológicas

Os arquitetos e os engenheiros precisam elaborar e entender de vários tipos de materiais substitutos aos usados em uma construção comum.

A contratação de um profissional qualificado é de extrema importância, já que as informações para o projeto devem ser exatas, tendo em vista que todo o terreno deve ser bem preparado para receber uma casa ambientalmente correta.

Depois de preparado o terreno é indispensável que as casas ecológicas tenham uma fonte de energia natural e própria.

Entretanto, apesar de sua construção ser mais barata os acabamentos e itens para deixá-la o mais natural possível são considerados caros.

Veja abaixo algumas opções para economizar energia e deixar sua casa mais sustentável:

  • O uso dos aquecedores solares;
  • Sistema de reutilização de água;
  • O uso de lâmpadas LED que otimiza a emissão de poluentes em até 80 %;
  • O uso de energias alternativas, como a eólica.

Todas essas opções de economia ou ainda de evitar o gasto exagerado são consideradas umas das principais vantagens que as casas ecológicas oferecem.

Materiais usados nas casas ecológicas

 casas ecológicas

Os materiais usados em casas ambientalmente sustentáveis não são muitos, mas, podemos ter uma noção de alguns.

Abaixo está uma lista de materiais usados para construir casas ecológicas:

  • Adobes: É um material ecológico constituído de terra e barro dentro de um saco ráfia;
  • Tijolos sustentáveis: É um material feito de areia e madeira, tais madeiras sendo de reflorestamento;
  • Madeiras sustentáveis: O uso da madeira reflorestada não é usual, mas é um material muito almejado aos construtores de casas ecológicas.
    Lembremos que as madeiras são fontes altamente renováveis, por isso é a matéria prima mais recomendada na construção de ambientes ecologicamente corretos;
  • Cimento sustentável: Muitas casas construídas de modo sustentável, não usam o cimento comum e sim uma mistura com argila.

Os materiais acima apresentados não agridem o meio ambiente, por isso que há sua recomendação na construção de casas ecológicas.

As casas ecológicas se tornaram a nova tendência do ramo de construção, mas é importante observar o que se deseja para o projeto não acabar ficando ainda mais caro do que uma casa tradicional.

Aproveite todos os benefícios que esse tipo de construção pode te proporcionar, já que além de não agredir o meio ambiente uma residência assim também oferece muita confortabilidade.

Gostou do post e deseja mais dicas sobre as casas ecológicas? Envie seu comentário!

AkiLar

Share
Share