Checklist: como fazer vistoria da instalação elétrica da casa nova

Finalmente, está quase na hora de encaixotar tudo e chamar o caminhão de mudança. Mas, se o estresse da sua construção ou reforma já acabou, saiba que ainda não é a hora de relaxar e pensar na decoração – primeiro, você precisa fazer uma vistoria cuidadosa para ter certeza de que os profissionais fizeram tudo de acordo com o projeto e com o que foi combinado entre vocês no decorrer da obra.

Um dos pontos mais essenciais dessa vistoria são as instalações elétricas. Mas, você sabe quais pontos precisa conferir ao visitar seu novo lar? Leve a lista abaixo com você e não deixe passar nada:

CHECKLIST – Vistoria da instalação elétrica

1 – Com o memorial descritivo em mãos, cheque os interruptores, tomadas, pontos de luz, de telefone e antena de TV. Eles estão nos locais certos, de acordo com o projeto e a sua necessidade?

2 – Todos os circuitos estão indicados corretamente no quadro de luz?

3 – Com um carregador de celular, cheque se todas as tomadas estão funcionando.

4 – As tomadas devem vir identificadas de acordo com a voltagem. Para verificar isso, utilize um abajur ou um soquete e uma lâmpada de 220 v. Se a intensidade da luz for fraca, é 110 v. Se for forte, é 220 v. Isso corresponde à identificação?

5 – Leve uma lâmpada para encaixar em cada bocal e verifique se o interruptor certo corresponde a cada um deles.

6 – Os interruptores paralelos trabalham em parceria, ou quando estão ligados ficam um para cada lado? Acredite, com o tempo, isso vai lhe incomodar, além de prejudicar a estética.

7 – A campainha funciona?

8 – O último e mais importante: Você foi fazer a vistoria do apartamento, mas não solicitou a ligação da energia antes disso? Especifique no termo e marque uma nova visita para conferir os itens anteriores. Nunca assine a vistoria sem conferir a parte elétrica!

Imagem:  flickr/WorldSkills UK

AkiLar

Share
Share