Coloque em prática as dicas da ciência para ter uma casa leve e feliz

Na teoria, nossa casa é sempre o lugar mais confortável do mundo. O lar é seu “reinado”: é você quem decide as regras, escolhe a decoração e ocupa o espaço com o que é importante para o seu dia a dia. Na prática, no entanto, a coisa pode não ser bem assim. Em uma rotina estressada, corrida e cheia de tarefas, é bem possível que você esteja mais longe de ter uma casa leve e feliz do que gostaria. Como mudar essa situação?

O primeiro passo é ficar de olho nas dicas abaixo. Os nove itens são baseados em pesquisas científicas e, comprovadamente, vão trazer leveza e tranquilidade ao seu dia a dia. No final, você ainda encontra uma lista das melhores ervas para proporcionar energia e bom humor – seja em plantas vivas, essências ou difusores de aromas, é sempre bom mantê-las por perto!

  1. Verde ou amarelo nas paredes

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Vrije, em Amsterdã, na Holanda, ter uma das paredes da casa na cor verde ou amarela – independentemente do tom – é uma ótima forma de trazer felicidade e bem-estar. Que tal escolher uma parede que fique visível assim que você chega em casa? Não há forma melhor de, aos poucos, começar a deixar o stress do lado de fora.

casa leve e feliz

  1. Arranjos de flores em qualquer lugar da casa

Estudiosos da Universidade de Rutgers, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos, comprovaram por A mais B que ter um arranjo de flores em qualquer cômodo da casa causa uma sensação imediata de bem-estar, além de provocar felicidade a longo prazo. Além da alegria causada pelas cores e o frescor da natureza, os participantes do estudo ainda afirmaram que a presença de flores ajudava-os a se reconectar com as lembranças da família e dos amigos. Nem precisava da ciência para saber desses benefícios, não é mesmo?

  1. Fotografias de quem você ama

Já pensou ter, em cada cômodo da casa, fotografias de aventuras e de momentos importantes com as pessoas que você mais ama? Essa é uma ótima forma de surpreender a si mesmo com lembranças positivas a qualquer momento do dia. Cientistas da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, comprovaram que olhar para fotos de pessoas queridas traz uma sensação de felicidade, conforto e calmaria.

casa leve e feliz

  1. Vela de baunilha e cheiros doces e florais

Se você já se lembrou de acender uma vela aromática conforme o céu escurece, deixando um pouco de lado a energia elétrica, já deve ter comprovado a sensação maravilhosa que ela é capaz de causar. Uma pesquisa publicada na revista científica Chemical Senses, especialista em estudos químicos, demonstrou que o aroma de baunilha consegue diminuir o nível de estresse de um ambiente. Outros cheiros adocicados e florais também são ótimas opções quando esse é o objetivo!

  1. Um peludinho correndo pela casa

Não são só os filhos humanos que conseguem alegrar a vida dos adultos: uma pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia mostrou que ter um animal de estimação – seja cachorro, gato, chinchila ou papagaio – evita o isolamento social de um indivíduo, transformando sua vida para melhor.

casa leve e feliz

  1. Cama arrumada

Uma pesquisa realizada pelo site Hunck.com com 68 mil pessoas descobriu que 71% das pessoas que arrumam a cama pela manhã se consideram felizes. Entre as pessoas que não têm esse hábito, apenas 62% afirmaram o mesmo. E aí, você acha que vale incluir isso na rotina?

  1. Minimalismo na decoração

Um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, EUA, afirma que há uma ligação entre altos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e uma casa em que há uma grande quantidade de objetos de decoração. Segundo o estudo, quanto mais enfeites e acessórios você vê todos os dias, maior é a chance de você se sentir estressado. Os pesquisadores acreditam que isso ocorre porque a profusão de objetos remete a uma casa bagunçada, o que não agrada ao cérebro da maioria das pessoas. Assim, uma casa leve e feliz seria uma casa com a limpeza em dia e uma decoração mais minimalista.

casa leve e feliz

BÔNUS: As melhores ervas e flores para uma casa mais leve e feliz

Não precisa ser natureba para saber que ervas, flores e hortaliças trazem vários efeitos benéficos para a saúde humana, e há opções para todos os objetivos. Como estamos falando de leveza, harmonia e bem-estar, as melhores opções são o sândalo, capim-limão, cravo, gengibre, gerânio, jasmim, lavanda, tangerina, patchouli e alecrim.

Para garantir os efeitos, existem várias opções: banhos com chás das ervas, velas aromatizadas, incensos, difusores de aromas ou as próprias plantas, se você tiver espaço e um tempinho para dedicar a elas.

 

Gostou das nossas dicas? Escolha suas preferidas, teste e depois conte o resultado pra gente! 😉

AkiLar

Share
Share