Paisagismo: como funciona e por que apostar em um projeto profissional

Já pensou investir tempo, dinheiro e toda a paciência do mundo para transformar tijolos e cimento na casa dos sonhos… mas esquecer de dedicar a mesma atenção ao jardim? O trabalho do arquiteto e do decorador sempre vem à mente na hora de dar um up na casa, mas muita gente esquece da importância de contratar um paisagista para manter a harmonia do visual – afinal, o paisagista nada mais é do que o arquiteto do seu jardim. Quer entender como o paisagismo funciona e por que essa escolha faz tanta diferença? Confira a seguir.

Para que serve um paisagista

Ele não existe só para criar aqueles jardins imensos e incríveis, dignos de um castelo. Aliás, o paisagista é mais importante ainda quando o jardim é pequeno: com terrenos cada vez menores, é essencial planejar com cuidado e definir onde vai ficar a churrasqueira, piscina, área de convivência e a “decoração”, por exemplo, para evitar que algo bonito se transforme em uma bagunça.

Uma coisa que pouca gente sabe é que o paisagismo não diz respeito apenas a um jardim: ele cuida de tudo que faz parte do ambiente externo, como a fachada de prédios, indústrias ou ruas. E como não existem muitas formações específicas, grande parte dos paisagistas são engenheiros ou arquitetos com experiência no assunto.

Mas, afinal o que é que um paisagista pode fazer por você?

paisagismo
Imagem: freeimages/RogerKirby


O projeto de paisagismo

O objetivo do paisagismo é criar uma área externa agradável, bonita e o mais natural possível. O primeiro passo, então, é estudar a tipografia do terreno. O projeto precisa ser adequado a ele, mesmo que você tenha visto uma imagem linda na internet e esteja louco para reproduzi-la na frente da casa.

Além disso, o projeto do paisagista trará todos os detalhes da obra: os tipos e quantidades de plantas e materiais necessários, a disposição de cada elemento e a configuração final, de acordo com as informações que você repassou a ele.

Paisagismo
Imagem: freeimages/photo_flower-1398215

Mas, não posso fazer esse trabalho sozinho?

Parece simples definir o espaço da grama, fazer uma trilha para a passagem e “plantar alguns arbustos”- mas a realidade não é bem assim. Além do olhar treinado do profissional, capaz de definir uma harmonia estética e usar os elementos de forma a criar pontos de atenção e ressaltar os detalhes mais bonitos, o trabalho envolve também um amplo conhecimento técnico de plantas e seu manejo, características de diferentes solos, sistemas hidráulicos e problemas ambientais.

paisagismo
Imagem: flickr/NickKenrick


3 razões para apostar no projeto de um paisagista

1- Estruturar o jardim a partir de um projeto profissional é um investimento que evita gastos ainda maiores com desperdício de materiais, retrabalhos, manutenção, infiltrações, manutenção de solo e erros na especificação de plantas – sem contar, é claro, quando você perde todo o dinheiro e o tempo dedicados porque fez sozinho e as plantas acabaram não vingando.

2- Você deve ter feito algumas pesquisas antes de colocar as ideias em prática, mas com certeza o paisagista teria ideias ainda mais incríveis para sugerir. Sem contar que, entrando em contato com as particularidades do seu terreno, podem surgir projetos muito além do que você imaginava!

paisagismo
Imagem: freeimages/GosiaSiechowicz – Imagem de capa: flickr/HerryLawford

3- Se você deixou o jardim por último, já deve estar bem cansado depois de colocar a casa em ordem. Nessas horas, o profissional se transforma no seu melhor amigo: além de escolher os melhores elementos e harmonizá-los para que o resultado seja perfeito, ele ainda conhece (e consegue descontos) com os melhores fornecedores da área – e ainda escolhe os itens e fica de olho para que tudo saia conforme a encomenda.

Isso tudo sem contar, é claro, o privilégio incrível de ter uma área verde linda e exclusiva à disposição 24 horas por dia, seja para tomar um café da manhã revigorante ou aproveitar a sombra durante o descanso depois de um dia de trabalho.

Está esperando o que para criar seu paraíso particular?

AkiLar

Share
Share