Como fazer seu próprio chafariz ou fonte no quintal!

O que você acha de um chafariz ou uma fonte decorativa? Bacana, não é mesmo? Nós adoramos!

Nesse post você vai conferir algumas dicas para montar sua fonte ou chafariz e decorar o ambiente que mais combina com a sua casa!

Criando sua fonte ou chafariz

O primeiro passo é saber quais são as partes essenciais para funcionar corretamente e elas são: reservatório para a água, bomba d’água para impulsionar a água para a fonte ou o chafariz e a decoração que terão.

É muito importante que a decoração tenha tudo a ver com o ambiente escolhido, mas falaremos mais sobre isso depois.

Sem essas três partes é impossível que tudo funcione direitinho, pois é preciso que haja um reservatório para armazenar toda a água que será reutilizada sempre que você os ligue.

Escolha qual será o local

Onde ficará? Em frente à casa ou na varanda? Você tem piscina e quer que a fonte deságue dentro dela? Existem animais que ficarão por perto do chafariz? A fonte fará parte de um jardim de inverno?

É preciso saber qual o melhor lugar, pois é preciso espaço suficiente para decorar, mas sem atrapalhar a circulação pelo ambiente onde esse objeto será a grande atração.

chafariz

Decoração para o ambiente escolhido

A grande hora de decorar chegou! Pedra naturais, estátuas gregas, bichinhos relacionados a filmes ou livros, elementos marinhos ou de água doce e natureza em geral: nunca foi tão inspirador decorar uma parte da sua casa!

Procure observar quais são as cores predominantes no ambiente e qual a sensação que você procura ao instalar uma fonte ou chafariz em um cômodo da sua casa. Isso é essencial para compreender o tipo de decoração que combina mais.

Quer passar calma? Quer apenas decorar um local vazio? Quer compor o cenário da piscina? Qual o seu real objetivo?

Isso é muito importante, pois as opções de objetos decorativos são muitas!

Pedras e mandalas, plantas e esculturas de insetos, peixinhos e ornamentos que lembram praia, conchas ou pássaro… Solte a imaginação!

Converse com quem já fez

Uma dica muito bacana é entrar em contato com pessoas que já montaram suas próprias fontes ou chafarizes ou, até mesmo, contatar um profissional especializado nesse tipo de construção.

Assim você saberá com certeza qual tipo de material é recomendado para construir dentro do local escolhido por você, além de ter uma base de orçamento que deverá ser desembolsado para criar esse ambiente totalmente novo.

Você prefere fonte ou chafariz? Tem algum na sua casa ou pensa em construir?

AkiLar

Share
Share