Design: tendências da decoração que dominam em 2017

2017 já está quase na metade, mas ainda promete muitas novidades e tendências inovadoras para os próximos meses. Um conceito de design que havia sido previsto para este ano e que não deixou a desejar é o savoring, uma corrente nova no país, mas já bastante popular nos Estados Unidos e Canadá. Savoring é uma palavra que, em tradução livre, significa “desfrutar”. Porém, não é apenas usufruir das experiências e emoções positivas, mas sim um esforço consciente para criá-las, apreciá-las e mantê-las.

As pessoas não dedicam muito tempo para sentir e curtir as alegrias da casa, uma riqueza sensorial da vida doméstica que pode ser plenamente apreciada quando damos atenção às nossas vivências cotidianas. O prazer de sentar à mesa e desfrutar de uma boa refeição em família, curtir o cheirinho das roupas e lençóis limpos, observar a cortina ao vento e o conforto do sofá que já fez parte de tantas lembranças são experiências que nos atraem de volta aos nossos lares.

E se o savoring é o que está por trás de todas as tendências do ano, confira quais são suas principais expressões.

tendências

Design de culturas com mais valor

Nos últimos anos a diversidade vem crescendo em qualquer país, seja pela migração de refugiados e imigrantes acolhidos por diversas nações, seja pela facilidade de transitar entre as fronteiras e apropriar-se de um novo local para viver. É por isso que, em 2017, o design se apropria do repertório cultural e de suas peculiaridades com elegância, tornando tudo mais desejado. As tendências, é claro, seguem essa mesma linha.

Tempo

Os efeitos do tempo também passam a ser valorizados, ao invés de rejeitados. O cobre, por exemplo, passa por uma oxidação, criando um tom azulado lindo que pode ser usado em paredes ou no mobiliário. A oxidação aleatória não controla a intensidade e o tom que o azul irá tomar. São acabamentos resultantes de experimentações que causam os desejos dessa época.

tendências

Texturas irresistíveis

Estaremos cada vez mais interessados em texturas. Pelos de animais, como a lã de ovelha que pode ser usada para produzir bancos, extensões macias ou trabalhadas, vão causar magnetismo. Nossas mãos estão saturadas do toque polido demais. Por isso, há necessidade de sentir as texturas. Até vidros vêm texturizados, e o bambu também estará em alta por se renovar rapidamente e oferecer um toque suave e interessante.

Neomodernismo

O modernismo brasileiro tem ganhado mais força e mais refinamento, de acordo com estudos. Isso ocorre porque os olhos do mundo estão voltados às riquezas do Brasil, seu tropicalismo e suas sementes que estão na mira de observatórios de tendências.

tendências

A cor do ano

Greenery é um verde fresco que lembra os primeiros dias de primavera, no momento em que as folhas se renovam. A cor de 2017 foi anunciada com um apontamento sobre a afirmação da vida, a vitalidade e a energia necessária para recomeçar, sempre em sintonia com a esperança que o mundo deseja.

Móveis upcycle também são tendências

A tendência é reaproveitar, mudar os móveis de lugar ou função. É a casa upcycle, que também passa pelo conceito de sustentabilidade. Os móveis que abraçam, como em um ninho, tanto para ver filmes quanto para o uso óculos de realidade virtual, estarão em alta o ano todo. Esses móveis têm também o poder de isolar a pessoa, como em um casulo, acompanhando a corrente do individualismo. A tendência deste ano é de que os consumidores estejam mais fortes que as marcas, ou seja, lojas reais ou virtuais devem se preparar para personalizar móveis e peças de acordo com a demanda.

tendências

AkiLar

Share
Share