Dica de expert: como reformar a casa sem precisar se mudar

Quem já teve essa experiência sabe: na maior parte das vezes, a bagunça envolvida faz com que a reforma seja mais estressante do que construir uma casa inteira do zero. Isso porque “morar” em um canteiro de obras não é fácil para ninguém; sem contar a dificuldade de ter uma parte da casa temporariamente inacessível para os afazeres do dia a dia, e aquela poeira de cimento que parece impossível de limpar. Se uma fase dessas está prestes a começar na sua vida, respire fundo! Existem algumas dicas de especialista para que você consiga passar pela reforma sem se mudar temporariamente – e sem querer arrancar os cabelos. Confira!

Estabeleça com os profissionais o horário de trabalho

Nada de “gente estranha” pela casa na hora de reunir a família. Determine os horários de obra – durante o dia e a rotina de trabalho e estudo – antecipadamente e não deixe que os prestadores de serviço continuem até tarde da noite. Principalmente durante uma reforma, o momento de descanso é sagrado e essencial para você não perder a energia durante o processo.

projeto

Não precisa se mudar, é só manter a limpeza

Calma, não estamos falando de você: os profissionais é que devem manter a organização e a limpeza diariamente, mesmo no ambiente caótico de uma obra. Fale com o mestre ou o empreiteiro e garanta que, todos os dias, o lixo seja retirado e as ferramentas organizadas. Acredite, essa simples atitude já traz um alívio imenso.

Planejamento real e sem contratempos

Essa é a hora em que um arquiteto, engenheiro ou mestre de obras faz toda a diferença. Para evitar dor de cabeça, é essencial planejar cuidadosamente as etapas da obra, datas e possíveis atrasos, coordenando também as entregas de fornecedores. Assim você mantém a reforma sob controle e, com ajuda, garante que tudo saia como o planejado sem ter que viver em função da obra até que ela acabe.

Preparação pré-reforma

Se é essencial planejar a obra, mais importante ainda é preparar a casa antes de ela começar. Retire o que estava no ambiente que será modificado e forre e cubra o que terá que ficar com plástico-bolha, papelão ou malha para embalagem de móveis. Coloque panos nas frestas das portas de outros ambientes para evitar que a poeira passe por baixo.

foto 1

Evite quebra-quebra e faça por partes

Se você quer trocar o piso de toda a área de convivência, por exemplo, faça primeiro uma parte – como a cozinha – e depois outra, para que você sempre tenha uma área disponível para “viver” durante o processo. Além disso, sempre que possível, evite quebrar azulejos ou trocar totalmente pisos e paredes – muitas vezes, considerando o peso e as possibilidades de cada material, é possível simplesmente cobri-los, o que ainda agiliza o processo.

Conferiu todas as dicas? Além delas, é essencial manter a paciência e se preparar para imprevistos – afinal, dias de chuva podem prejudicar a obra e modificações como essa são sempre um incômodo. Lembre-se que o resultado final será incrível e valerá todo o seu esforço! 😉

reforma

AkiLar

Share
Share