As melhores dicas de Feng Shui para renovar a energia da casa

O Feng Shui é uma ciência e arte chinesa originada no Taoismo – uma espécie de manual que ensina a organizar os espaços para que atraiam as influências benéficas da natureza e das energias positivas. Ou seja, é uma forma de utilizar a organização da sua casa, desde as superfícies até a disposição dos móveis, para transformá-la em um lar, garantindo que as energias circulem livremente e tragam prosperidade, harmoniza, leveza e aconchego.

Como esta é uma arte milenar, você levaria anos para entender todas as suas particularidades e aplicar o Feng Shui na sua casa ou escritório de forma completa. Mas, não se preocupe: com as dicas abaixo, você já consegue utilizar os princípios mais importantes para aproveitar todos esses benefícios!

Feng Shui só funciona com organização

Por isso, seu primeiro passo é fazer uma geral na casa e se livrar de tudo o que não tem uso ou razão de ser – objetos guardados já esquecidos, bagunça sobre as superfícies, peças quebradas ou excesso de objetos em uma prateleira, por exemplo, causam estagnação de energia.

O mesmo pode ser dito sobre a manutenção da casa: sempre que quebrar, não demore para providenciar o conserto.

cozinha feng shui
Imagem: flickr/rob bulmahn

A entrada da casa

Segundo o Feng Shui, não coloque espelhos em frente à porta de entrada, para não expulsar a sorte. Eles ficam bem no corredor, próximo às portas. Na entrada, coloque esculturas quadros ou vasos de planta e ilumine bem a entrada, passando a sensação de aconchego aos visitantes.

Utilize as cores ao seu favor

Pelas mais diversas sensações que passam ao cérebro, as cores são fundamentais se você quer dar um up nas energias positivas. Se a pintura das paredes faz parte dos seus planos, escolha o tom certo para cada ambiente – vermelho ou laranja, por exemplo, são ótimos para a sala de estar por estimular as conversas. Já o azul e o verde promovem relaxamento, saúde e sono reparador, enquanto o rosa é a cor perfeita para os casais. Se você não pode gastar tanto, procure incrementar o ambiente com almofadas, mantas ou jogos de cama, além de aplicar a cor em pequenos itens de decoração.

quarto feng shui
Imagem: flickr/anoldent

Cuidados na sala de estar

O sofá deve ficar encostado na parede, transmitindo segurança, proteção e sensação de estabilidade, além de manter o campo de visão aberto. No centro da sala, que segundo o Feng Shui irradia força e paz, coloque mesa de centro, pufes ou tapetes em formato arredondado – as “pontas” dos objetos ou quadros, segundo a arte milenar, “cortam” o fluxo de energia.

Cama no local certo

Você já deve ter percebido que a disposição dos móveis é fundamental quando o assunto é Feng Shui. E o quarto não é exceção: para manter as boas energias e um sono reparador, a cama não deve deixar seus pés virados diretamente para a porta, e preferencialmente deve estar com a cabeceira para o Norte. Além disso, não a encoste na parede que separa o quarto do banheiro, evite colocá-la embaixo de janelas e, por fim, o melhor é manter os espelhos fora do dormitório.

sala feng shui
Imagem: flickr/Riccardo Bonuccelli

Banheiros ou lavabos merecem atenção especial

Esta é a área mais delicada da casa por ter um fluxo de água constante e a característica de roubar a energia dos outros ambientes. Por isso, mantenha a tampa do vaso sempre fechada, assim como a porta do banheiro. Para equilibrar a energia desse ambiente, procure compor a decoração com plantas naturais e aromas como o de lavanda.

quarto feng shui
Imagem: flickr/daniela. Imagem de capa: flickr/woodleywonderworks

Guia das cores de acordo com o Feng Shui

TRABALHO/CARREIRA: preto, azul e turquesa.

ESPIRITUALIDADE/ AUTOCONHECIMENTO: lilás, azul, turquesa e tons terrosos.

SAÚDE/FAMÍLIA: diversos tons de verde.

PROSPERIDADE/ABUNDÂNCIA: verde, amarelo, dourado e prateado.

SUCESSO/FAMA: vermelho e laranja.

RELACIONAMENTOS/ CASAMENTO: rosa, vermelho e branco.

CRIATIVIDADE/FILHOS: colorido, branco, cinza e tons metálicos.

AMIGOS/VIAGENS: colorido, branco, cinza e tons metálicos.

AkiLar

Share
Share