Garagem: os melhores tipos, modelos e materiais para a sua casa

Já passou o tempo em que garagem era sinônimo de entulho. Com um pouco de organização e boa vontade, é possível transformar este em um dos espaços mais charmosos da casa!

Que tal conferir algumas dicas e opções de tipos, modelos e materiais de garagem? Aposto que alguma delas vai se encaixar perfeitamente na sua construção. Confira!

Como construir a garagem perfeita

1 – Seu primeiro passo é mapear o espaço disponível. A partir desses detalhes – como a localização na frente, lado ou fundos da casa, por exemplo – é que você vai poder decidir qual é o tipo de cobertura ou portão mais adequados.

2 – O estilo precisa combinar com o estilo da casa. Não adianta nada fazer um lar charmoso em madeira pré-moldada, e escolher uma garagem minimalista ou de estilo mais clássico; no máximo, sua casa vai ficar com uma aparência estranha. Portanto, procure seguir a mesma linha arquitetônica.

garagem

3 – Independentemente do estilo que você escolheu, os materiais do piso, paredes e cobertura precisam ser duráveis, proteger sua garagem dos olhos da rua e a pintura do seu carro dos efeitos do sol. Por exemplo:

– Garagens em locais sem muito sol podem ser translúcidas e em pergolados, como o metálico ou de madeira;

– O piso precisa ser antiderrapante e com alta resistência. A melhor opção para ambientes fechados é o piso cerâmico, mas áreas externas aceitam vários tipos de calçamentos ou pedras;

– Se o projeto é moderno, as paredes podem ser de vidro com alta resistência ao sol. Procure se informar com especialistas;

– Se a garagem fica na parte da frente da casa, lembre-se de optar por um portão seguro e fácil de limpar, além de reservar um espaço de entrada que não passe necessariamente pela garagem.

4 – A segurança é importante, mas se o local onde você mora é seguro, é possível ousar um pouco mais. Uma opção é fazer apenas uma cobertura integrada com a fachada da casa, no mesmo material ou em um material complementar – assim você fica protegido da chuva, o carro fica ao abrigo do sol e o resultado é super charmoso!

5 – Que tal optar por um modelo menos convencional? Hoje em dia existem diversas opções de design para transformar o utilitário – como um portão, por exemplo – em um toque especial na fachada ou lateral da casa! Informe-se com um especialista e não esqueça de pensar no dia a dia, além da beleza da casa.

garagem

6 – Antes de começar a construção ou reforma, leve em consideração o espaço disponível e a quantidade de carros que precisam ser abrigados – agora ou no futuro – na garagem. A melhor opção é procurar um engenheiro ou arquiteto para evitar futuras dores de cabeça. E não se esqueça: opções automatizadas são sempre mais seguras.

7 – Vai fazer uma garagem fechada? Coloque alguns metros a mais no projeto e aproveite para utilizar o espaço como dispensa. Um balcão bonito ou um armário do piso ao teto pode ser uma mão na roda na hora de armazenar o que você não usa com muita frequência.

Você tem outras dicas? Compartilhe com a gente nos comentários! 😉

AkiLar

Share
Share