Itens essenciais de segurança: confira se sua casa está protegida

Estar do lado de dentro, com portas e janelas fechadas, não é garantia de segurança em nenhum tipo de moradia. Seja em casa ou apartamento, é preciso dedicar um pouco mais de atenção ao assunto para garantir o bem estar da família e noites de sonos mais tranquilas.

Por isso, listamos abaixo os principais itens de segurança, compilados de uma série de dicas de especialistas, que uma moradia precisa ter para cobrir os riscos mais básicos e manter você tranquilo, estando ou não em casa.

 

portas
Imagem: freeimages/Mozart Henriques

1. Cuidados com as portas

Com a sensação de insegurança cada vez mais forte e o consequente desenvolvimento das empresas de vigilância e segurança, não faltam opções neste quesito, das mais baratas às mais elaboradas.

Quando o assunto são as portas – de entrada ou secundárias, como a do jardim, por exemplo –, opte pelas feitas de fibra de vidro, madeira sólida, com interior de madeira maciça, ou as de metais reforçadas por dentro. Verifique também se as dobradiças são de modelos anti-arrombamento e adicione um olho mágico com tampa na parte interna, já que não adianta proteger a porta se você precisará abri-la sem ter certeza de quem está do lado de fora.

Já as fechaduras precisam ser escolhidas com muito cuidado: além da fechadura incorporada na maçaneta, adicione pelo menos mais uma do tipo “deadbolt”, com parafusos fortes e materiais de boa qualidade. Se quiser ainda mais segurança, existem opções como ferrolhos ou chaves tetra, mais difíceis de arrombar.

 

alarmes
Imagem: freeimages/Jenny Rollo

2. Alarmes de segurança

Os alarmes não são nenhuma novidade, e estão no mercado há tanto tempo justamente por funcionarem também. Seja para casa ou apartamentos, existem opções com sensores apontados para portas e janelas e vários níveis de proteção: enquanto alguns ap

enas disparam o alarme, fazendo um barulho muito grande, outras opções avisam o morador pelo celular ou acionam diretamente a empresa de vigilância, que envia um funcionário para verificar a ocorrência.

 

câmera
Imagem: freeimages/Chris Cochram

3. Câmeras de vigilância

Dependendo do tipo de câmera – seja ela analógica ou HD, por exemplo – e também da quantidade e instalação, este é um item cujo valor varia muito, mas que com certeza deveria entrar na sua lista. Além de permitir a visualização de quem chega ou dos cantos mais expostos da moradia, elas ainda gravam e armazenam qualquer ocorrência e são ótimas para inibir os assaltantes, já que eles certamente preferem escolher os locais mais discretos possíveis. Lembre-se de deixar uma luz externa ligada junto à(s) câmera(s). Além de facilitar a visualização, elas também inibem os ataques.

 

4. Cercas e portões eletrônicos

Utilizadas ao redor da casa, muros ou condomínio para repelir invasores, as cercas elétricas evitam a invasão por possuir uma elevada descarga elétrica, mas devem ser instaladas longe de vegetação alta, que pode causar disparos falsos. Para aumentar a proteção, é possível adicionar uma cerca de arame farpado enrolado e altamente cortante do lado de dentro da cerca elétrica – o único problema dessas soluções é que podem atrapalhar a estética da casa.

cercas
Imagem: freeimages/Dr. Manhatthan. Imagem de capa: flickr/erfan a. setiawan

Já os portões, cujos modelos comuns são mais fáceis de arrombar do que portas, devem ser preferencialmente fechados, impedindo que se veja a área interna, e automáticos, para que o morador não se exponha na chega ou saída de casa. Quando ao material, o ferro e o aço são considerados os mais resistentes.

AkiLar

Share
Share