Como montar um closet bonito e funcional sem gastar muito

Nem sempre dá para montar aquele closet dos sonhos, com dezenas de gavetas, um espaço específico para cada tipo de acessório e araras sem fim. Mas isso não significa que você deva abandonar a ideia por completo – afinal, montar um closet pequeno, bonito e funcional sem gastar muito é bem mais fácil do que você imagina!

Para te ajudar nessa tarefa, montamos um passo a passo que inclui desde o planejamento do espaço até a organização das peças para facilitar sua vida no dia a dia. Confira!

anote tudo
Imagem: freeimages/alesia17

Primeiro passo: anote tudo

Estejam as suas roupas em caixas ou naquele armário que você está louca para ver pelas costas, chegou a hora de dar uma olhada em todas as peças e fazer uma análise realista.

Pegue um bloco e comece a anotar: quantas das suas blusas você gostaria de armazenar em cabides? Tem muitos vestidos longos? E as calças, vão ficar nas araras ou você prefere que elas estejam em um nicho, dobradas? Vai precisar de ganchos para cintos, bolsas ou acessórios?

Quando você já conseguiu fazer um mapa mental (ou escrito) de quais tipos de peças são mais abundantes, faça um esboço e anote quantos nichos, gavetas, ganchos e prateleiras vai precisar, sem esquecer de prateleiras mais altas para guardar as roupas de outra estação, por exemplo, ou as peças especiais que você quase não usa.

Depois, você pode usar essas informações para fazer um pré-projeto de acordo com o seu gosto ou, se preferir, pode deixar essa parte para um especialista. O mais importante é focar nas suas necessidades, já que simplesmente copiar o modelo de closet de outra pessoa pode acabar trazendo frustrações no dia a dia!

orçamento
Imagem: www.SeniorLiving.Org

Segundo passo: Faça o orçamento

Quando você já sabe o que vai precisar, é a hora de analisar o espaço e o dinheiro que você tem disponíveis para o projeto – de acordo com isso, pode decidir se é melhor contratar um serviço de móveis planejados, ir direto à marcenaria ou pedir a ajuda dos amigos para instalar as estantes diretamente na parede, por exemplo.

Uma boa opção é utilizar peças ou móveis que você já tem – como as estantes que não cabem mais no quarto, ou aquele gaveteiro de rodinhas que você não usa mais – e encaixar na composição, estilizando com um adesivo ou refazendo a pintura para dar uma cara diferente, por exemplo. Usando sua criatividade, o espaço vai ficar com a sua cara e você economiza ainda mais.

 

Terceiro passo: Defina os materiais e acessórios

Definindo isso, escolher o material vai depender muito do seu estilo. Gosta de um visual com uma pegada industrial? Então você talvez queira utilizar madeira desgastada, peças de metal ou que o imitem e revestimentos rústicos, com araras imitando canos e iluminação exposta. Agora, se você prefere algo mais romântico ou versátil, madeira na cor branca pode ser uma boa opção.

Uma decisão importante é se o closet será aberto ou fechado – o primeiro é muito elegante e facilita ainda mais a visualização, mas não é indicado para locais com muita poeira e umidade. Além disso, não se esqueça da iluminação – principalmente próximo ao espelho, se você for incluí-lo –, e nos cantos mais escuros, para aquela peça-chave não passar despercebida.

Outra dica infalível é separar a prateleira superior, por exemplo, para completar com caixas decorativas onde você coloca o que usa menos, como as roupas do inverno durante o pico do verão.

materiais
Imagem: flickr/petter palander

Quarto passo: organize o closet para facilitar o dia a dia

A organização só começa quando já está tudo pronto, mas você precisa pensar nela desde já. A mudança é o momento perfeito para, primeiro, se livrar daquelas peças que você não usa a mais de um ano. Depois de separar só o que fica, existem algumas regrinhas que vão ajudar muito naquele momento de pressa ou indecisão.

Primeiro, organize as peças por modelo (calça, saia, shorts, vestido longo, vestido curto, blusas de verão, inverno e meia estação, e por aí vai) e, em seguida, organize cada grupo por ocasião. Os vestidos curtos, por exemplo, podem ser separados em vestidos de trabalho, os de passeio e os de praia. A terceira etapa é juntar as paletas de cores dentro desses grupos que você já definiu – do escuro para o claro ou vice-versa. Além de ficar uma apresentação muito mais harmoniosa, isso ainda permite que você encontre qualquer coisa em segundos!

organizar
Imagem: flickr/H.A.M. Phtgrphy. Imagem de capa: flickr/rubbermaid products

 

O que é mais óbvio, mas muitos esquecem, é deixar à vista o que usa mais e ao fundo o que usa menos. E isso vale também na hora de organizar as miudezas como roupas de baixo, lenços, bijuterias ou cintos, que não devem ficar enrolados em hipótese alguma.

Por fim, não se esqueça de separar um espaço próprio para os sapatos – eles não precisam ficar expostos, mas devem estar longe do chão e das caixas, que os amassam e fazem com que mofem ao longo do tempo.

 

Tem mais alguma sugestão? Deixe nos comentários! 😉

 

AkiLar

Share
Share