Estante de livros: como organizar

Um dos móveis preferidos pelos amantes de leitura, a estante de livros é uma peça chave na decoração de sua casa.

Além de auxiliar na organização de seus exemplares, as estantes também ajudam na funcionalidade dos cômodos. Possuem uma versatilidade enorme, combinando e decorando diversos ambientes.

O mais legal das estantes, é que você pode adicionar diversos objetos de decoração além de seus livros, como por exemplo, vasos de plantas, porta-retratos, velas, etc.

Seja de madeira, de metal, com nicho ou sem, as estantes de livros são ótimas para organizar e facilitar o encontro dos nossos exemplares. Mas você sabe como organizá-la?

No texto abaixo vamos ensinar algumas formas de organização e cuidados na hora de arrumar sua estante.

Formas de organização

Existem diversas formas de organizar a sua estante, mas uma dica que vale para todas é: deixe os livros “preferidos” no centro. De um destaque para aqueles livros prediletos que você adora ler e reler, deixe-os à vista e de fácil alcance.

A organização da estante varia muito de pessoa para pessoa, aqui vão algumas dicas de como essa arrumação pode ser feita:

  • Por ordem alfabética;
  • Por gênero ou assunto;
  • Por cores;
  • Por tamanho;
  • Lidos e não lidos.

Cuidados ao organizar os livros

Além da maneira de organização, você também precisa tomar alguns cuidados para preservação de seus livros e objetos decorativos. Alguns cuidados são:

Local arejado

Evite deixar seus livros em locais úmidos e com pouca ventilação, eles favorecem o mofo, o acúmulo de poeira e a presença de traças e cupins.

Inclinação dos livros

Evite deixar seus livros inclinados, a inclinação pode gerar deformação. A melhor posição para deixá-los é na vertical. Caso for empilhar, lembre-se de que livros grossos e pesados devem formar pilhas de no máximo 3 exemplares.

Luz solar

Seus livros devem estar protegidos da luz solar, pois ela pode desbotar e até mesmo entortar seus exemplares. Caso sua estante fique em um local exposto ao sol, o ideal é colocar portas para bloquear a luminosidade. Só não se esqueça de abrir as portas regularmente para que seus livros “respirem”.

Aparadores de livros

Uma dica legal para evitar quedas de livros e ainda dar um toque na decoração, são os aparadores, disponíveis no mercado nos mais diversos modelos e cores.

 

Agora que você já conhece algumas maneiras de organização e os cuidados que devem ser tomados, trouxemos algumas inspirações de estantes de livros!

AkiLar

Share
Share