Dicas de expert para criar áreas de lazer em espaços pequenos

Com apartamentos cada vez menores, entreter as visitas e realizar reuniões com grandes grupos de amigos podem se tornar tarefas árduas, tanto para acomodar todos confortavelmente quanto para oferecer uma área de lazer em espaços pequenos sem perturbar o restante dos moradores da casa.

Para economizar espaço, a maior parte dos imóveis vem sendo construída com cozinhas americanas e salas de estar que dividem o espaço com a sala de jantar, o que torna difícil afastar a impressão de que se está ocupando três ambientes de uma só vez. Em compensação, uma grande vantagem de apartamentos novos são as sacadas, muitas vezes gourmet: relativamente grandes, elas podem servir facilmente como área de lazer, uma vez que sejam decoradas com este propósito.

espaços pequenos
Imagem: Freepik

Se você mora em uma casa, provavelmente tem mais espaço e pode transformar o quintal, não importando o tamanho que ele tenha, em um ambiente para receber amigos. Uma churrasqueira portátil, alguns bancos com cores quentes e alguns vasos de planta costumam dar conta do recado. Se bate bastante sol no seu quintal, que tal investir em cadeiras de sol ou montar um espaço para se bronzear no verão sem precisar sair de casa?

Algumas dicas que valem para qualquer tipo de imóvel com o mínimo de espaço para uma área de lazer é pensar seu espaço com uma TV plana para entreter a família e convidados, algumas cadeiras confortáveis – ou até mesmo almofadas sobre um tapete para um ambiente mais descolado – e muitas plantas, de preferência naturais. Uma mesa compacta pode ser outro bom investimento para sentar-se para comer, relaxar, trabalhar ou jogar baralho ou jogos de tabuleiro com os convidados.

Para criar uma área de lazer em espaços pequenos é necessário muito pouco, pois depende muito mais de fazer daquele espaço um lugar aconchegante e divertido. Permita que as crianças tenham um cantinho de brinquedos enquanto você se senta para apreciar o dia. Trabalhe no visual ao seu redor, com quadros, fotos e pôsteres para alegrar quem entra na sua casa. Cores vivas e quentes são sempre as melhores opções para criar ambientes descontraídos e com certeza têm influência no humor de qualquer pessoa.

espaços pequenos

Tenha em mente também que, mesmo que seja uma área aberta, ela pode ser utilizada em dias mais frios, portanto precisa existir certa preocupação com o aquecimento do espaço e iluminação: nessa hora, a decoração também entra em cena, já que o ideal é ter um ou mais lustres pendentes, mas que influenciam diretamente na harmonização de qualquer cômodo. A iluminação ajuda a aquecer o ambiente, mas um aquecedor portátil também pode ser uma boa ideia.

É possível ter uma área de lazer em qualquer lugar sem precisar de muito espaço. O mais importante é pensar nas suas necessidades do dia a dia em relação àquele ambiente, e também nas necessidades das pessoas que moram com você. Nada é mais agradável do que criar um espaço democrático – e que todos possam aproveitar – para reunir quem você mais ama!

espaços pequenos

 

AkiLar

Share
Share