Truques fáceis para decorar casa alugada sem gastar muito

Não é porque você vai morar na casa de “outra pessoa” que ela precisa deixar de ser o seu lar. Mesmo que você não tenha escolhido os móveis planejados, o piso ou o que veio no contrato de aluguel, sempre existem formas criativas de dar a sua cara à casa alugada. Vamos a elas?

1 – Pare de chororô e PINTE!

Esse é o maior medo de quem mora de aluguel, e é também o primeiro que você precisa deixar de lado. Seja para mudar a cor ou dar uma renovada em uma pintura que já está um pouco desbotada, pintar pode mudar completamente o ambiente, te dá possibilidades infinitas – desde gravuras de um artista até pinturas nada convencionais, criando efeitos de amplitude ou rodapés falsos – e os custos são relativamente baixos. No final do contrato, é só voltar à cor original; e garantimos que o esforço vale a pena!

decorar casa alugada
Imagem: freeimages/stef ~

2 – Não vai pintar? Dá para mudar a parede mesmo assim

A tinta não é sua única opção na hora de mudar as paredes. Aliás, hoje existem muitas técnicas que fazem isso por você, com mais ou menos transtorno na hora de devolver a casa. Você pode começar com papel de parede, que dá um pouco de trabalho mas traz resultados muito bonitos, ou buscar alternativas como estêncis ou o tecido autocolante, que sequer deixa vestígio depois que você retira. Acabaram suas desculpas!

decorar casa alugada
Imagem: freeimages/Monika Leon

3 – Dê um jeito nos móveis que você não gosta

Existem tecidos autocolantes para móveis, e você ainda encontra em qualquer lugar o bom e velho papel contact para forrar tanto a parte interna dos móveis que você “herdou” (no caso de estarem desgastados, por exemplo) quando a parte externa, fazendo desenhos e criando padrões ou simplesmente escolhendo uma cor neutra que te agrade e combine com o mobiliário que você vai trazer para completar o ambiente.

decorar casa alugada
Imagem: freeimages/Bruno Souza Leão

4 – Chame atenção para a sua parte da mobília

Se você ainda resiste à ideia de fazer modificações permanentes, pode utilizar truques de decoração para deixar a estrutura mais “invisível”. Decore os ambientes com peças-chave, como um aparador moderno, por exemplo, ou faça uma composição que chame o olhar do visitante.

decorar casa alugada
Imagem: freeimages/Leonardo Novaes

5 – Em casa alugada, aposte em tapetes e cortinas

Eles são ótimos para disfarçar tudo que te faz torcer o nariz. Escolha cortinas grandes e cheias de personalidade, e opte por um tapete – ou uma composição deles – que dominem praticamente todo o chão. Ninguém vai nem perceber qual é o piso que está embaixo dele.

decorar casa alugada
Imagem: freeimages/henri snijders

6 – Use a iluminação para decorar e desviar o foco

Nesse caso, você pode trocar as luminárias (não esquecendo de guardar tudo para trocar de novo quando chegar o fim do contrato) ou optar por soluções mais simples, como pendurar luzinhas de led nas molduras das portas, acima da cabeceira da cama ou entre uma composição de quadros. Elas deixam tudo mais aconchegante e ainda conseguem transformar qualquer decoração sem graça!

decorar casa alugada
Imagem: freeimages/Luis Crespi – Imagem de capa: freeimages/martin carter

 

AkiLar

Share
Share