Dicas de ouro para uma decoração funcional sem perder elegância

Quando você começa a pensar em como vai decorar cada cômodo da casa, já começa a bater um desespero: parece que mal vai dar para encaixar os móveis mais essenciais, que dirá criar uma decoração funcional e bonita como você estava imaginando.

Mas, fique tranquilo: com as dicas de ouro que você vai conhecer abaixo, não só a beleza de cada cômodo está garantida, mas também um dia a dia muito mais prático e funcional!

Home Office 

Quando o espaço é pouco, ele é o primeiro que acaba ficando de lado. Mas você não precisa desistir do escritório ou home office tão rápido – é só integrá-lo a outro ambiente, de uma forma que não atrapalhe a rotina da casa.

Uma das melhores opções é acoplar uma bancada dobrável (ou seja, que possa baixar de forma a ficar rente à parede, quando não estiver sendo utilizada) embaixo de uma janela, por exemplo; assim, além de ter um visual bonito para os momentos no “escritório”, você ainda aproveita um lugar que geralmente não é utilizado. E se a janela não estiver disponível, é claro, uma bancada pode ser acoplada a qualquer outro móvel, como o rack da sala ou sua mesa de cabeceira, no quarto.

Quarto

A dica mais certeira para um quarto pequeno é utilizar espaços que geralmente nos passam despercebidos. A parte de baixo da cama é um deles. Hoje, já existem diversos modelos, em todos os estilos, de bases com gavetões para guardar desde os sapatos até malas ou roupas de camas e toalhas. Além disso, você ainda pode colocar um baú fino no pé da cama, com o mesmo objetivo.

Fazer um guarda-roupas embutido do teto ao chão também oferece muito espaço – melhor ainda se você colocar a cama embaixo da janela, liberando uma parede para o móvel e otimizando ainda mais o espaço. Não pode arcar com o custo de um armário desse tamanho? Mantenha o seu e utilize caixas bonitas para armazenar suas coisas, e coloque-as na parte de cima; assim você aproveita o espaço da mesma forma.

São ótimas soluções também utilizar arandelas para o casal, ao invés de abajures, liberando espaço na mesa de cabeceira – que pode ser um nicho de madeira, por exemplo, fixado à parede, liberando ainda mais espaço.

decoração funcional
Imagem: freeimages/chendra cahyadi

Sala de estar e televisão

Com alguns truques simples, é possível aproveitar bem o espaço e ainda dar um up na decoração da área de convivência da casa. Que tal, além do sofá da família, manter apenas alguns pufes para as visitas que chegam? Existem modelos com tampas removíveis que funcionam, ao mesmo tempo, como pequenos baús. E eles ainda podem fazer o papel da mesa de centro, que nem sempre se encaixa na decoração de uma sala pequena.

Para dividir espaços, você pode utilizar prateleiras vazadas ou apenas uma bancada, permitindo a passagem de luz enquanto ainda abriga seus objetos de decoração favoritos! E se o espaço é mesmo pequeno, você pode colocar a televisão diretamente na parede, com um rack suspenso que reúne aparelhos como o dvd, mas mantém a passagem livre.

decoração funcional
Imagem: freeimages/hernan herrero

Banheiro

Essa é uma parte da casa naturalmente pequena, mas você pode extrair o máximo dela apostando em um mobiliário inteligente. Que tal fazer um espelho moderno, mas com um armário oculto para guardar todos os seus itens de higiene? E por que não colocar algumas prateleiras charmosas acima do vaso sanitário, armazenando e ao mesmo tempo deixando expostos com elegância (em cestas, por exemplo), itens como papel higiênico e toalhas de rosto de reserva? Abaixo da pia, você ainda pode utilizar o espaço para um armário liso, embutindo cestos de roupas sujas, por exemplo, e guardando itens como secador de cabelo. Assim, você ainda consegue um visual clean!

decoração funcional
Imagem: freeimages/william byrd

Cozinha funcional

A cozinha pode ser um desafio na hora de economizar espaço, e por isso é tão importante prestar atenção nos “cantos” – sabe aquela parte do móvel sem utilidade, entre as gavetas e a porta do armário? Aproveite para encaixar um porta-temperos de dois andares, para armazenar também óleo e vinagre, por exemplo.

Troque o fogão de cinco por quatro bocas, coloque portas de correr se a cozinha for estreita e utilize ganchos na parede para colocar utensílios, por exemplo. Se houver espaço, a parte acima da torneira pode virar uma pequena prateleira para o que você mais utiliza, e a bancada pode ser extensível, para dobrar o espaço na hora de preparar as receitas. Outra solução interessante é apostar em eletrodomésticos 2 em 1, como fornos elétricos com microondas ou, na lavandeira, máquinas que lavam e secam, ocupando a metade do espaço!

decoração funcional
Imagem: freeimages/cathy bel

Lavanderia

Além da dica acima, procure instalar nessa parte da casa móveis planejados ou modulares, para que se adaptem bem à sua necessidade. Os móveis podem ter tábua de passar embutida, economizando espaço, e guardadores horizontais para rodos e vassouras. Se o móvel for até o teto, você ainda vai conseguir armazenar as pilhas de roupas para passar, diminuindo ainda mais a bagunça.

DICA 1: Em qualquer ambiente, armários que vão do chão ao teto – principalmente com portas de espelhos – armazenam todos os seus pertences e ainda dão sensação de amplitude.

DICA 2: Aposte em eletros compactos, como microondas pequeno e TV de menos polegadas, e móveis 2 em 1, como mesas que se expandem para receber o dobro do número de pessoas.

decoração funcional
Imagem: flickr/christian Brothers – Imagem de capa: freeimages/louis hall

AkiLar

Share
Share