Como cuidar das estruturas e pisos de madeira da casa

Madeira é um charme – seja como um detalhe na fachada da casa, no piso da área interna ou no deck do jardim. Mas, se deixa a decoração mais especial e o ambiente mais aconchegante, ela também requer alguns cuidados na manutenção do dia a dia. Confira a forma certa de cuidar da madeira e garanta a duração e beleza do material por muito mais tempo!

Madeira dos pisos e áreas internas

– A incidência direta de raios solares (principalmente se for diária) é capaz de alterar a cor da madeira. Por isso, feche as cortinas durante os horários de sol forte.

– A água também é um perigo para o material, principalmente no caso de pisos laminados. Se molhar, sequer imediatamente. Mantenha as janelas fechadas durante a chuva para proteger o piso da umidade e cuide com vasos de plantas em contato direto!

madeira água

– Para evitar riscos e arranhões, adicione coberturas de feltro sob os pés dos móveis e cadeiras. Cuidado também com as cadeiras giratórias, que podem acabar marcando o local com o tempo.

– Mantenha os produtos de limpeza não específicos bem longe da madeira. Alvejantes, detergentes, lustra-móveis não recomendados e produtos com álcool desgastam e deixam manchas definitivas no material.

– Limpe apenas com vassoura de pelo macio, produtos especiais para madeira ou panos secos, que ajudam a manter o brilho. Se possível, evite também panos umedecidos com água.

Decks, paredes e áreas externas

– Independentemente do tipo da madeira, é importante que ela receba uma camada de stain – um impregnante químico capaz de tratar e proteger a matéria-prima sem formar uma película. Assim, a umidade que entra consegue sair, e a madeira fica protegida dos raios solares.

Para ser eficaz, o stain deve ser aplicado sobre a madeira limpa, sem verniz ou pintura. A reaplicação deve ser feita quando as tábuas estiverem pálidas e esmaecidas.

madeira externa

– Antes de instalar um deck de madeira, veja se o local tem condições favoráveis para o escoamento da água da chuva. Se não, adapte com caimentos, ralos ou solo permeável.

– Opte por madeiras nobres e previamente tratadas, com resistência a cupins e apodrecimento – como é o caso da itaúba e do ipê. Prefira também modelos antiderrapantes e resistentes à umidade e raios solares.

– Na hora de instalar, deixe espaço para a dilatação das tábuas, evitando fissuras e empenamento.

– No caso dos decks, recomenda-se o revestimento com verniz naval e raspagem a cada seis meses.

– A madeira de demolição deve ser protegida com uma resina à base de água, especialmente na versão fosca, que altera menos o aspectos natural da madeira.

madeira outra-

– Para evitar desgastes desnecessários, o mais indicado é renovar o brilho ou fazer a reaplicação de produtos apenas quando o piso começar a demonstrar essa necessidade, ficando fosco ou seco.

– Paredes expostas a grande incidência de sol, chuva ou maresia precisam de tratamento em autoclave e metais pesados. Converse com um especialista de confiança!

Caixilhos e portas que ficam expostos ao tempo devem receber manutenção anualmente com o uso de lixa, verniz e reaplicação de pintura, se for o caso. Já os pisos podem ser tratados a cada nove meses, também com lixa e vernizes específicos.

madeira fim-

AkiLar

Share
Share