Umidade: o que causa, como evitar, como tirar das paredes?

Ter umidade em casa é um problema que, infelizmente, acaba sendo muito comum na maioria das casas e nem sempre entendemos como isso surge e o que podemos fazer para mandar embora, não é mesmo?

Por isso hoje é exatamente isso que você vai descobrir por aqui: o que causa umidade no lar, como podemos evitar que ela apareça e de que forma fazê-la desaparecer das paredes da sua casa!

CAUSAS DA UMIDADE

A umidade está diretamente ligada a tudo aquilo que envolve água ou ambientes propícios para que surja abafamentos e suor.

Sendo assim, infiltrações, longos períodos chuvosos, canos rompidos e locais que não recebem ventilação adequada são os campeões em trazer umidade (e até mesmo o próprio mofo!) para dentro da sua casa.

Quando esse tipo de situação é percebido em seu lar, fique atento, pois, a umidade também compromete a estrutura e solidez da casa, se tornando um problema muito maior do que um pano com produto de limpeza é capaz de cuidar!

COMO EVITAR

Para evitar que as paredes tenham umidade e acabem se tornando um problema na sua vida algumas medidas podem ser tomadas, como por exemplo:

  • Observar se não há vazamentos de canos nas paredes;
  • Manter um vão de distância entre paredes, chão e objetos que costumam ficar molhados ou úmidos (guarda-chuvas, baldes, etc.);
  • Evitar construir o imóvel ou cômodo junto ao chão úmido. Sempre faça um nível acima;
  • Evite locais onde não há sol ou que a sombra é muito constante;
  • Evaporar a umidade com o uso de iluminação ou aquecedores (mas cuidando para ventilar o ar, do contrário o suor das paredes pode piorar a situação).

TIRANDO A UMIDADE DA PAREDE

Por fim, o momento de remover esse problema das paredes da sua casa de uma vez por todas!

Nem sempre acontece, mas em alguns casos a umidade vem sim acompanhada de muito mofo e, se for assim na sua casa, escolha limpar a parede com água sanitária e deixar secar muito bem.

Se for preciso, lixe a tinta afetada e até mesmo o cimento que está por baixo, para só então refazer a pintura do local.

Fazer a impermeabilização da parede também é algo que se mostra muito eficaz quando falamos de umidade na casa.

Existem vários produtos que auxiliam nesse sentido!

Só de ler nossas dicas parece que o problemão já ficou um pouco mais leve, não é mesmo? Sempre existe uma solução!

AkiLar

Share
Share