Maximalismo: o que é e como aplicar na sua casa

Enquanto algumas pessoas preferem a decoração da casa o mais simples possível e defendem a premissa de que menos é mais, existem outras que acham totalmente o oposto. Em outras palavras, para algumas pessoas, o minimalismo pode ser um pouco chato e sem graça. Se esse é o seu caso, precisa conhecer o maximalismo, uma das principais tendências de decoração para o próximo ano!

Na decoração maximalista a frase “quanto mais, melhor” faz todo sentido. Todas as cores, formas, acabamentos e texturas são completamente válidas nesse estilo de decoração.

Se você já gostou da ideia, continue a leitura pois no artigo de hoje trouxemos algumas dicas valiosas para incorporar o maximalismo da decoração da sua casa!

O que é o maximalismo

Se você gosta de colecionar vários objetos diferentes, este é o estilo ideal para você.

Definido como o oposto do minimalismo, a decoração maximalista é aquela em que é totalmente válido exibir coleções de objetos e preencher as paredes com objetos de tamanhos e formas diferentes.

Misturar estilos, cores, materiais, combinar diferentes padrões, brincar com iluminação e móveis são apenas algumas das coisas que você pode fazer para aplicar esse tipo de decoração.

Como aplicar o maximalismo

maximalismo

Tenha cuidado: há uma linha tênue entre o maximalismo e a confusão visual. Por isso, algumas dicas podem ajudar a adotar esse estilo com muito bom gosto.

Mix de estampas

Seja ousado e misture estampas.

Formas geométricas, florais ou abstratas, grandes ou pequenas, preto e branco ou coloridas, enfim, o importante é soltar a sua criatividade e adicionar sua personalidade no espaço.

Se você tiver dificuldade para escolher estampas que funcionem juntas, comece devagar e escolha opções que tenham cores que combinem entre si.

Aos poucos, você pode ousar ainda mais e apostar em estampas totalmente diferentes.

Cores vibrantes

Aqui a regra é: quanto mais vivo, melhor! No estilo maximalista, a cor é o rei. Então, adicione cores vibrantes em todos os lugares da casa.

No entanto, é recomendado manter uma paleta de cores consistente.

Por exemplo, um tom de azul pode ser escolhido como o principal e complementado com outras cores no mesmo ambiente, como amarelo e rosa.

maximalismo

Combinações como roxo e amarelo, verde e vermelho, azul e laranja podem funcionar bem nesse estilo

Usar diferentes tons trará vida e entusiasmo para sua vida e para você.

Essa dica vale tanto para os móveis, quanto para os acessórios como almofadas, papel de parede e objetos.

Mistura de estilos

Ao incorporar o maximalismo na decoração da sua casa, você vai perceber que pode usar vários estilos de decoração no mesmo espaço.

Móveis vintage, cores fortes que lembram o estilo retrô e uma parede branca típica do estilo escandinavo são um exemplo de ambiente maximalista.

Selecione as características mais marcantes e que você mais gosta em cada estilo e não tenha medo de misturar! Essa combinação cria um visual totalmente exclusivo e cheio de personalidade.

Objetos

Peças únicas, grande qualidade de objetos decorativos, elementos que ninguém esperaria ver em uma casa, entre outras coisas são outras características desse tipo de decoração.

Uma boa dica é visitar mercados de antiguidades, feiras e brechós para buscar objetos diferentes que são um verdadeiro tesouro para uma decoração maximalista.

maximalismo

Misture tapetes estampados, livros, quadros, itens colecionáveis e outros tipos de objetos e faça eles funcionarem em conjunto.

No maximalismo, o design tem o privilégio de não seguir padrões fixos e sim, proporcionar ambientes quentes com cores alegres, formas e texturas diferentes, detalhes decorativos que combinam com a personalidade dos moradores.

E aí, o que você achou dessa tendência de decoração? Deixe nos comentários qual a característica do maximalismo que você mais gostou!

AkiLar

Share
Share