As dicas definitivas para escolher a cortina certa para o seu quarto

Proteção térmica, controle de temperatura e claridade incidente: estas são algumas das funções da cortina, um item essencial da decoração de qualquer ambiente. Quando o assunto é a harmonia das cores e formas no quarto do casal, então, é ainda mais importante escolher a cortina certa para que ela desempenhe seu papel com elegância e aconchego. Quer saber como? Confira as dicas abaixo!

A cortina certa para o quarto de casal

– Primeiro, considere se há algum alérgico em sua casa. Quem sofre com a rinite ou tem alergia a pó precisa ficar bem longe das cortinas de pano – nesse caso, a melhor opção é apostar na persiana ou em cortinas do tipo rolô.

– A incidência de luz é grande no quarto? Evite tecidos pesados. Essa combinação é capaz de aumentar muito a temperatura do ambiente, trazendo desconforto nas épocas mais quentes e diminuindo a ventilação.

– Quer lavar a cortina em casa? Opte por tecidos 100% sintéticos. Cortinas de tecidos naturais precisam ser lavados por empresas especializadas para não serem danificados.

cortina certa

– Se você não sabe se prefere utilizar trilho ou varão como suporte, deve saber que isso depende do tipo de cortina escolhida e do acabamento que você deseja. Trilhos são geralmente utilizados quando o suporte ficará escondido por uma estrutura adicional ou pelo acabamento em gesso. Já o varão oferece mais mobilidade mas precisa ser bem escolhido, pois ficará visível.

– Como saber qual é o tamanho correto? Esse é um ponto essencial. Nas laterais, é preciso deixar uma sobra de pelo menos 10 centímetros. Se a cortina não for até o chão, ela deve passar da borda inferior cerca de 15 ou 20 centímetros. A sobra é a mesma na parte de cima. E atenção: se a cortina for solta, de tecido, é preciso considerar também uma sobra considerável para permitir o movimento, evitando que fique “esticada”. Nesse caso, calcule de 30cm a 50cm a mais na largura.

– Devo cobrir apenas a janela, ou a parede inteira? Nesse caso, é preciso considerar a estrutura: a janela é centralizada? Se sim, é possível cobrir apenas essa parte. Se a janela for bem ampla, tiver mais de uma cobrindo a parede ou você desejar criar um efeito diferente, é possível fazer uma cortina que ocupe a parede inteira.

cortina certa

– Especialistas recomendam que as cortinas sejam feitas sempre até o chão – com exceção de quartos de bebês, ou em casos em que há um aparador ou outro móvel abaixo. Nesse caso, opte por persianas.

– Se há várias janelas no mesmo ambiente, padronize. Ainda que uma seja persiana e as demais de tecido, por exemplo, use as mesmas cores, materiais ou padronagem.

– Para banheiros e cozinhas, a melhor opção é a persiana ou a tela solar. Tecidos soltos tendem a sujar mais e dar um ar antiquado ao ambiente (e não de uma forma positiva).

– Se sua intenção é abafar um pouco o barulho da área externa, um tecido mais pesado costuma funcionar melhor. Aposte em blecautes, veludo, sarja de algodão, jeans e linho.

cortina certa

– Na dúvida, opte sempre pelos tecidos mais leves. Os pesados saíram de moda há bastante tempo, e não dão sinais de que voltarão logo – além disso, os tecidos leves e esvoaçantes ajudam a dar mais harmonia, movimento e aconchego ao ambiente.

Tem outras dicas? Compartilhe com a gente nos comentários! 😉

AkiLar

Share
Share