Móveis de laca: como são feitos, limpeza e cuidados essenciais

Se você curte decoração, já deve ter reparado em fotos ou na casa de alguém em alguma peça do mobiliário com uma cor forte, limpa, totalmente sem imperfeições e um acabamento envernizado de encher os olhos. Esses são os móveis de laca: um acabamento que fez muito sucesso nos anos 1980 e voltou com tudo para dominar os ambientes mais estilosos e elegantes.

Mas, afinal, o que é laca?

É uma resina de látex obtida de plantas originárias do Extremo Oriente, que é colhida, purificada e preservada contra a ação do ar e da luz. Aderindo a diversos tipos de materiais, ela age como impermeabilizante e já era utilizada na China, no século 6 a.C. Como confere ao mobiliário uma aparência lisa, brilhante e agradável ao toque, se popularizou na Europa no século 18 e conquistou decoradores de todo o mundo nos últimos anos.

Atualmente, o acabamento é realizado com pintura automotiva e o pigmento é capaz de selar as superfícies, eliminando riscos, imperfeições, ranhuras da madeira, emendas, entre outros. O acabamento pode ser feito fosco ou com brilho.

Como é feita a aplicação?

Primeiro, o móvel – geralmente de madeira – é lixado. Em seguida, aplica-se o primer: uma resina que deixa a madeira lisa e corrige as imperfeições. Quando o preparo e nivelamento da madeira estiverem prontos, a tinta é aplicada e reaplicada diversas vezes após a secagem de cada camada, até que se obtenha o resultado desejado.

E atenção: existem até alguns tutoriais na internet para você fazer em casa, mas devido à complexidade do trabalho, se você quer um acabamento perfeito, é essencial procurar um profissional capacitado. Geralmente, o custo do acabamento varia entre R$ 150 e R$ 500 o m².

laca fosca-

E como fazer a limpeza?

Apenas com um pano úmido – não molhado. Se houver alguma mancha, retire-a imediatamente com a ajuda de um pouco de sabão de coco ou detergente neutro, finalizando com o pano úmido. Se não for possível retirar as marcas de dedos com a limpeza normal, adicione um pouco de amoníaco ao pano úmido. Para manter o brilho, recomenda-se também a aplicação de cera automotiva duas vezes ao ano – sempre com a orientação do seu profissional de confiança.

Cuidados essenciais para garantir a durabilidade

Além de manter a limpeza em dia, existem algumas atitudes que garantem a durabilidade do móvel por muito mais tempo:

– Se possível, utilize um tampo de vidro sobre a superfície de laca;

– Não laqueie superfícies que são muito utilizadas, como a bancada da pia ou uma estante com objetos que são retirados e recolocados com frequência;

– Não utilize o acabamento em cadeiras, cuja pintura se desgasta muito facilmente;

– Em mesas, laqueie apenas o tampo;

– Mantenha ao abrigo do sol, que desgasta e resseca a pintura;

– Nunca permita que álcool, abrasivos ou solventes entrem em contato com a laca;

E uma dica extra: não utilize mais de uma ou duas peças de laca em um mesmo ambiente. Excesso de brilho sobrecarrega a decoração e estraga o efeito lindo do acabamento!

Tem mais alguma informação sobre os maravilhosos móveis de laca? Compartilhe com a gente nos comentários 😉

AkiLar

Share
Share