5 truques infalíveis para decorar lofts e ambientes grandes

As tendências da construção pendem cada vez mais para ambientes pequenos e, por isso, quase todo mundo já sabe o que fazer para decorar locais pequenos e multifuncionais. Mas, se você tem o privilégio de morar em uma casa espaçosa – ou conseguiu se mudar para aquele loft super charmoso –, talvez fique em dúvida sobre o que fazer com os ambientes grandes que oferecem tanto espaço.

Por regra, a decoração muda muito de acordo com o tipo de ambiente que se tem em mãos: é preciso saber utilizar bem o espaço disponível, criando harmonia entre os elementos e evitando aquela sensação desconfortável de um lugar “grande demais”.

Por isso, fique atento aos truques abaixo para aproveitar todo o potencial de cada ambiente!

Regra 1: Não encha os ambientes grandes de móveis e poltronas

A primeira coisa que vem à cabeça, geralmente, é a necessidade de cobrir cada parte de espaço disponível para evitar a sensação de vazio. Mas, tenha calma! Ceder a essa tentação é um grande erro. Utilizar elementos demais não vai trazer aconchego, e sim transformar o local em uma grande bagunça. Da mesma forma, não coloque dois sofás, uma mesinha de canto com cadeiras, mais uma mesa de jantar com oito cadeiras do outro lado… isso só vai fazer sua sala ou quarto parecer uma sala de espera.

ambientes grandes
Imagem: flickr/Suzettesuzette

 

Regra 2: Aposte nas interrupções

O que incomoda o olhar em lugares grandes é a sensação de amplitude infinita – que pode ser quebrada com interrupções. Ou seja: não queira manter toda a extensão da sala em harmonia, como se fosse um ambiente só; “quebre-o” em vários ambientes menores usando interrupções: seja um obstáculo, como uma estante vazada, ou simplesmente utilizando cores e estilos diferentes, com a ajuda de tapetes ou a pintura das paredes, por exemplo.

ambientes grandes
Imagem: flickr/KellySueDeConnick

 

Regra 3: Proporção é a chave

Os móveis que você tem não são suficientes para preencher o espaço disponível? Então, o primeiro passo é escolher o que é essencial naquele ambiente: na sala, por exemplo, pode ser o sofá e a mesa de centro; ou o sofá e o rack da televisão. Depois, decida: os que você já tem são suficientes para aquele quarto ou sala? Se não forem, compre novos, do tamanho certo. A partir deles, você pode definir os outros elementos, que devem ser complementares. E lembre-se: não coloque nada que vá ficar pequeno demais ou grande demais em relação à área disponível. Geralmente, é isso que estraga a decoração do ambiente.

ambientes grandes
Imagem: flickr/Fiskarhedenvillan

 

Regra 4: Utilize as vantagens em relação a lugares pequenos

Sabe aquela lista de elementos que devem ser evitados em ambientes pequenos? Você está livre para utilizá-la nos ambientes grandes. Um exemplo é a pintura de paredes de cor mais escura, que ajuda a dar sensação de proximidade e diminui o ambiente. Também está liberado fazer móveis planejados até o teto, em quartos, lavanderia e cozinha, e incluir aquela poltrona de leitura maravilhosa e aconchegante no canto da sala, já que em um ambiente amplo ela não atrapalha a passagem.

ambientes grandes
Imagem: flickr/Fiskarhedenvillan

 

Regra 5: Quadros e decorações

Se você já definiu e posicionou as principais partes do mobiliário, está na hora de ver quais são os espaços “vazios” que sobraram nos ambientes grandes. Para preenchê-los com elegância e harmonia, boas opções são plantas para ambientes internos, luminárias que combinem com o ambiente ou composições de quadros, por exemplo. Aposte em poucos aparadores e pufes – qualidade é sempre melhor do que quantidade. Objetos decorativos expressivos, no chão ou em nichos, também são ótimos complementos.

ambientes grandes
Imagem: flickr/DungKt Imagem: flickr/EmilyMay

AkiLar

Share
Share