Como utilizar porcelanato esmaltado na decoração

Se você está procurando uma boa alternativa para destacar os pisos em sua casa precisa considerar o porcelanato esmaltado. Esse tipo de revestimento possui uma camada de esmalte aplicado à superfície do piso, que pode ser produzido em uma variedade de cores e padrões decorativos.

Ele pode ser construído para imitar a aparência de madeira, granito, ardósia, mármore e concreto, dependendo do seu gosto de estilo. O acabamento pode ser ou áspero, brilhante ou fosco.

Uma grande vantagem desse tipo de revestimento é que eles são bem fáceis de manter e muito mais resistentes à água do que pisos de cerâmica!

Além de tudo, o porcelanato esmaltado é super versátil e pode ser utilizado em qualquer parte da casa. Quer saber como? Confira a seguir!

Resistência do porcelanato esmaltado

Nem todos os porcelanatos possuem a mesma resistência e durabilidade. Alguns podem suportar tráfego pesado, enquanto outros são adequados apenas para instalação de paredes decorativas.

O que define a qualidade do porcelanato esmaltado é o PEI, sigla para Porcelain Enamel Institute. Esse teste avalia a durabilidade do revestimento em situações de abrasão e tráfego e, consequentemente, indica qual o modelo ideal para a necessidade de um ambiente.

  • Pei 1: são os revestimentos mais delicados, indicado apenas para paredes;
  • Pei 2: também são sensíveis e geralmente são instalados em locais com pouca utilização e tráfego leve;
  • Pei 3: pisos adequados para o tráfego residencial geral, especialmente em ambientes que não acumulam muita sujeira;
  • Pei 4: recomendado para áreas residenciais e comerciais com fluxo maior de pessoas, como recepção, entrada e corredores;
  • Pei 5: solução mais resistente, indicada para áreas com tráfego intenso, expostas à sujeita e umidade que necessitam de máximo desempenho.

porcelanato esmaltado

Como utilizar o porcelanato esmaltado

Cada cômodo da casa possui necessidades específicas, prioridades e desafios. Por isso, é fundamental escolher um piso que atenda todas as suas necessidades e ainda combine com o estilo do ambiente.

Como o porcelanato esmaltado é bem versátil, ele pode ser usado em qualquer parte da casa, desde que seja instalado o tipo correto.

A seguir, analisamos os principais cômodos de uma casa e apresentamos dicas para escolher o revestimento ideal para cada um.

Cozinha

O piso da cozinha está exposto à umidade, eletrodomésticos pesados e grande fluxo de pessoas. Nesse espaço é indicado a utilização de porcelanato esmaltado Pei 5 na parte do piso. Bancadas e paredes também ficam bonitas e práticas com o uso do revestimento.

O porcelanato esmaltado é ideal para cozinha pois é extremamente resistente a arranhões e umidade e ainda é fácil de limpar. Além disso, o porcelanato possui uma grande variedade de cores e estilos para se adaptar a qualquer decoração.

Banheiro e Lavanderia

O porcelanato é uma escolha tradicional nesses ambientes pois resiste bem à umidade.  É recomendável o uso do porcelanato esmaltado Pei 3 ou Pei 4.

Para evitar que o piso fique escorregadio quando molhado, escolha um modelo mais texturizado, ao invés de um com a superfície altamente polida.

Salas e quartos

Nesses espaços o fluxo de pessoas é considerável e, por isso, o porcelanato esmaltado precisa ser de boa qualidade. Indicamos os modelos Pei 3 ou Pei 4 para quartos, salas de estar e jantar.

Embora o porcelanato seja considerado um revestimento frio, você pode optar por modelos que imitam a madeira para proporcionar sensação de aconchego em espaços mais intimistas da casa.

porcelanato_esmaltado

Área externa

Varandas, quintais e garagens podem enfrentar luz solar intensa, chuva e alto tráfego. Por isso é essencial escolher um porcelanato esmaltado altamente resistente, como é o caso dos pisos Pei 5.

Antes de definir o modelo do porcelanato, você precisa considerar qual será o propósito do ambiente. Analise se o piso vai ficar em um espaço coberto, exposto ao sol ou à umidade.

Se o revestimento for instalado à beira de uma piscina, por exemplo, é essencial que você opte por um modelo texturizado para evitar que alguém escorregue.

Viu como o porcelanato esmaltado pode ser utilizado em qualquer parte da casa?

Seguindo as nossas sugestões você terá um revestimento que vai permanecer impecável a longo prazo e muito resistente ao grande tráfego, luz do sol, umidade e produtos abrasivos.

AkiLar

Share
Share