Truques simples e inusitados para fazer o ambiente parecer maior

Se você parar para pensar, vai perceber que as casas e apartamentos estão cada vez menores. Essa tendência é natural, e não precisa ser um incômodo; a menos que a decoração não considere o tamanho do ambiente e, assim, você pode acabar com um quarto ou sala parecendo um cubículo entulhado de informações. Quer fugir desse perigo? Com as dicas abaixo – algumas clássicas e outras utilizadas pelos próprios profissionais da área – você não só evita os principais erros, como ainda aprende a utilizar cada item da decoração para fazer o ambiente parecer maior e passar a impressão de amplitude e leveza. Confira:

– Para economizar espaço, troque as cadeiras da mesa de jantar por bancos que combinem com a decoração, e utilize o peitoril da janela para apoiar uma bancada, se tiver a intenção de montar uma escrivaninha.

banquetas
Imagem: flickr/brett spangler

– No quarto, substitua as mesinhas de cabeceira por uma cama box com cabeceira embutida, ou prateleiras acima da cabeceira da cama. Você ganha espaço e ainda dá um toque especial à decoração.

cabeceira embutida
Imagem: flickr/Lotus Head

Mobílias que mostram as pernas também fazem o ambiente parecer maior. Leve isso em consideração na hora de escolher camas, cadeiras, poltronas ou estantes. Nada de franjas ou coberturas maciças.

 

– Instale cortinas com o trilho embutido ou o mais próximo do forro possível, finalizando o comprimento bem próximo ao chão. Assim, você amplia visualmente o pé-direito.

cortinas
Imagem: freeimages/petr0

– Outra forma de aproveitar o pé-direito é incluir na decoração uma estante vazada até o teto, para colocar livros ou alguns poucos itens de decoração.

 

cadeira de acrílico
Imagem: flickr/tiffany terry

– Itens de acrílico ou vidro também conferem elegância ao ambiente sem ocupar espaço visualmente.

 

– Um truque interessante é deixar as paredes mais vazias – ou seja, decore de forma clean ou com objetos maiores, já que uma quantidade muito grande de itens deixa qualquer ambiente pequeno confuso e sobrecarregado.

 

– As cores das paredes são essenciais para atingir o objetivo. Primeiro, é preciso lembrar que cores claras de tons frios, como o gelo, dão amplitude, enquanto as escuras fazem tudo parecer menor. Com isso em mente, considere pintar o teto da mesma cor das paredes, eliminando a linha horizontal e fazendo o quarto parecer mais alto, ou então pintar as paredes de uma cor e o teto de um tom bem mais escuro, para passar a mesma sensação. Outra opção é utilizar dois tons intercalados, criando uma continuidade que faz o cérebro ampliar o local.

parede vermelha
Imagem: freeimages/Matthew Bowden

Espelhos grandes são um clássico quando o assunto é aumentar o ambiente. Posicione-os na parede oposta à janela, assim você ainda ganha mais luminosidade, o que aumenta ainda mais o tamanho do ambiente. Em um quarto muito, por exemplo, que tal fazer as portas do armário totalmente de espelho? Esse truque simples deixa o ambiente muito mais confortável.

 

– Se você tem receio de brincar com a pintura, opte por um papel de parede listrado, seja horizontal ou verticalmente – ele vai ampliar o ambiente no mesmo sentido.

 

– Para os móveis e acessórios, você pode utilizar a regra das cores neutras – mantendo tudo em tons de azul ou cinza, por exemplo, o olhar passeia sem interrupções e tudo parece maior.

cozinha cor clara
Imagem: flickr/Steve Larkin

– Esqueça aquela grande quantidade de móveis muito pequenos e decore o ambiente com poucos móveis de tamanho maior, mantendo apenas os itens essenciais como o sofá e pufes da mesma cor, por exemplo.

banheiro grande
Imagem: flickr/lizzie benton. Imagem de capa: flickr/tec_estromberg

– Deixe um espaço de alguns centímetros entre as paredes e a mobília. O espaço livre engana os olhos e faz o ambiente parecer maior – é o mesmo efeito criado pelas pernas visíveis de poltronas e sofás.

AkiLar

Share
Share