Como escolher a planta certa para cada tipo de ambiente

Escolher a planta certa para compor um ambiente não é uma tarefa fácil. Além de se basear no seu gosto pessoal, é preciso levar em consideração não só a sua disponibilidade para cultivá-la, mas também as particularidades da sua casa ou escritório: o jardim é grande? Ou o apartamento só dispõe de área interna? Uma folhagem combina melhor com a decoração, ou algumas flores dariam um toque especial?

Mas, antes que você comece a ficar ainda mais confuso, não se preocupe! Dando uma olhada na lista abaixo, você vai encontrar dicas essenciais e as informações que precisa para fazer essa escolha com tranquilidade. Confira!

Áreas internas com luminosidade

No caso de ambientes internos iluminados – uma sala de estar com janelas amplas e sol durante todo o dia, por exemplo –, as escolhas são um pouco mais fáceis. Nesse caso, opte por plantas que gostem de sol, mas não necessariamente de iluminação direta, e espécies exuberantes que ajudam a criar um ambiente leve. Boas opções são o cróton, em locais mais próximos à janela; palmeira-leque, se houver espaço; samambaias, desde que protegidas do vento; ou suculentas, que precisam de quatro horas de sol diárias. Também são ótimas opções a yucca, bambu-mossô, violetas, lírio-da-paz e a árvore da felicidade.

planta certa
Imagem: Flickr/Olin Gilbert

Áreas internas sem luminosidade

Ambientes fechados e escuros já pedem um pouco de vida para deixar a decoração um pouco mais viva. Áreas com janelas pequenas ou mesmo sem janela alguma precisam de plantas que gostem de sombra e também que ajudem a purificar o ar. As melhores opções são o clorofito, aglaonema, calatheas, dumb canes, neoreglia, lágrimas-de-bebê e zamioculca, que deve ser evitada em ambientes com animais ou crianças por ter folhas tóxicas.

planta certa
Imagem: Flickr/Forest and Kim Starr

Cozinhas e banheiros

A cozinha é um dos locais preferidos da casa da maior parte das famílias, e um ambiente propício para juntar a beleza com a funcionalidade. Assim, por que não optar pelas ervas e temperos que você mais gosta? Boas opções são o alecrim e o manjericão, que precisam de vasos maiores, e um mix de salsinha, cebolinha, orégano, hortelã, coentro, tomilho e até algumas espécies de pimenta.

Já os banheiros pedem espécies que se adaptem à umidade e a pouca luminosidade, como a mini espada de São Jorge, cactos, suculentas, asplênio, bálsamo ou dinheiro-em-penca.

planta certa
Imagem: Flickr/Stephen Boisvert

A planta certa para áreas externas grandes ou pequenas

No caso de áreas externas grandes, as opções são quase ilimitadas. Nesse caso, o que você precisa é pensar se tem tempo e disponibilidade para cuidar das espécies escolhidas. Se a resposta é não, boas opções são a versátil espada de São Jorge, eufórbia, filodendro cascata, jade, flor da fortuna e as mais diversas espécies de arbustos, palmeiras ou suas árvores frutíferas preferidas.

planta certa
Imagem: Flickr/Micolo J

Já se a área externa for pequena, como uma sacada aberta, por exemplo, é possível montar uma composição linda e cheia de vida misturando espécies como bambu- mossô, jabuticabeira, asplênios e orquídeas, ou ainda palmeira fênix, moreia bicolor, pleomele e o asplênio – o último é a planta certa para locais em que há meia-sombra.

Imagem de capa: Flickr/Michael

AkiLar

Share
Share