Soluções fáceis para manter o mofo e a umidade bem longe da sua casa

Alto índice de vapor de água na atmosfera: por si só, essa informação não causa grande impacto. Mas quando você descobre que esse fenômeno meteorológico se traduz em umidade (e, consequentemente, mofo por todos os lados) dentro de casa, a informação muda de figura.

Muito comum em épocas de chuvas e mais frequente em alguns locais, a umidade acaba deixando manchas nas paredes, bolhas nas tinturas e roupas emboloradas que, nos piores casos, acabam indo para o lixo.

A notícia ruim é que, em locais propícios, é impossível se livrar dela para sempre. A notícia boa é que existem alguns procedimentos simples que ajudam você a resolver o problema por bastante tempo, e outros que ajudam a retardar muito o reaparecimento dos seus efeitos. Confira!

COMO SE LIVRAR DO MOFO E DA UMIDADE

– Mantenha as calhas e telhas em dia, limpas e sem transbordar ou com pontos quebrados ou rachados. Assim você evita que a água se infiltre e dê origem ou piore os problemas de umidade.

– Procure arejar diariamente todos os ambientes da casa e, se precisar deixar roupa secando do lado de dentro, coloque o varal no ambiente com maior ventilação.

– Quando você se deparar com o mofo, a primeira coisa a fazer é retirar as partes mofadas com uma solução de água potável e água sanitária, na mesma proporção. Limpe sempre bem o local e todos os focos para que o fungo não retorne.

– Se o mofo aparecer em partes estruturais da casa, como grandes extensões do teto ou da parede, é provável que você esteja com um problema de infiltração ou impermeabilização malfeita. Nesse caso, o mais indicado é procurar a ajuda de um profissional – mas, como medida paliativa, as paredes podem ser limpadas com o uso de esponja, água e sabão neutro.

mofo e umidade
Imagem: flickr/Jessica

– Por causa do vapor do chuveiro, o banheiro é um dos campeões das manchas de mofo. Nesse caso, é só esfregar metade de um limão sobre os azulejos e os rejuntes, e depois enxaguar com água. As cortinas do box devem ser deixadas de molho em um balde com um litro de água e quatro colheres de sal, até as manchas sumirem. Depois, é só lavar normalmente.

– Para que a sua saúde não sofra com o acúmulo de ácaros e fungos, é recomendado trocar o travesseiro a cada dois anos e a cama, a cada sete. No dia a dia, use protetores impermeáveis no colchão e nos travesseiros, embaixo da roupa de cama, que precisa ser trocada semanalmente.

– Quando o problema são as roupas emboloradas, o vinagre é o seu melhor amigo. Passe delicadamente sobre a mancha uma escovinha encharcada com vinagre branco, deixe agir por 15 minutos e depois passe água quente por cima. Em seguida, lave.

– Aquele cheiro desagradável de armário “fechado” tem uma solução parecida. Tire todas as roupas das araras, estantes e gavetas, depois espalhe por todos os cantos e superfícies, com a ajuda de um borrifador, o vinagre branco. Em seguida passe um pano úmido e então deixe secar com as portas abertas. Se a umidade é um problema constante na sua casa, você pode repetir essa operação uma vez por mês. Outra dica de especialista é deixar as portas e as gavetas abertas por algumas horas, duas vezes por semana, para ventilar e fazer o ar circular.

FORMAS DE PREVENÇÃO

– Quer tirar o cheiro de mofo do guarda-roupa? Pegue uma meia-calça velha e encha com serragem de cedro, fazendo pequenos pacotinhos. Pendure-os nos diferentes compartimentos do armário. Bolinhas de cedro e pedras de cânfora têm o mesmo efeito.

– Pequenos pedaços de carvão também servem como depósito de umidade e podem ser espalhados pelos locais mais críticos, assim como pedaços de giz de lousa. No caso do carvão, só tome cuidado com a sujeira.

– Um potinho preenchido até a metade com bicarbonato de sódio pode ser colocado em locais sem risco de cair. Quando ele começar a formar pequenas bolinhas, é hora de trocar.

– Se a sua casa não pega muito sol e a ventilação é ruim, livre-se dos carpetes, tapetes e cortinas pesadas e substitua-os por opções mais leves, como persianas. Assim o ambiente fica menos úmido e abafado.

– Manter os móveis afastados cerca de 5 cm da parede ajuda a protegê-los caso ocorra alguma infiltração na parede.

mofo
Imagem: flickr/UnitedSoybeanBoard – Imagem de capa: flickr/rubbermaid-products

DICA: Vai construir ou reformar? Lembre-se de prestar atenção também na impermeabilização do ambiente, seja em telhados e paredes ou no piso. Assim você evita muitos problemas futuros!

AkiLar

Share
Share