Cansou das paredes? Confira um guia com os melhores revestimentos

Você gosta dos móveis que escolheu, mas ainda parece estar faltando alguma coisa? O problema pode estar nos revestimentos das paredes, e existe uma gama de opções para resolvê-lo. Antes de escolher seu material preferido, é preciso apenas ter em mente que cada ambiente tem suas particularidades: na cozinha, nada de revestimentos em que grudem gorduras; no banheiro, precisa ser adequado à umidade; no quarto, não escolha materiais que passem a sensação de gelado e, nos outros ambientes, cuide para ninguém se raspar ou machucar durante a passagem.

Anotou? Agora, é só escolher os revestimentos que mais combinam com o seu estilo! Confira:

Papel de parede

Com uma variedade incrível e facilidade para encontrar mão de obra especializada, eles são ótimas opções e costumam não pesar tanto no bolso. Além disso, é de fácil limpeza, aplicação e remoção, e tem uma vida útil de 5 a 10 anos (ou seja, você provavelmente vai começar a cansar da decoração nesse período de tempo). Além dos modelos normais, já existem versões em vinílico, imitando madeira, e até aveludados ou com a aplicação de cristais nos detalhes.

papel de parede
Imagem: flick/boa-franc

Tijolo aparente

Ele já é um clássico nas áreas externas da casa, como a churrasqueira, mas também cai muito bem nos ambientes internos – desde que esteja em uma parede sem grande circulação, para evitar que os transeuntes se arranhem no material. É possível manter a cor natural para um visual mais industrial, ou utilizar cores como o branco para dar um ar rústico ao ambiente.

Tecido

É, isso mesmo: é possível revestir a parede com tecido, e utilizando apenas cola branca! Muito mais barata que o papel de parede, essa opção só precisa de alguns cuidados especiais. Procure um tutorial para acompanhar o passo a passo, já que não é uma simples questão de recortar um tecido e cobrir a parede. Encontre um tecido no tamanho certo, para não precisar fazer recortes, e muito cuidado na hora de escolher a estampa: cores muito fortes ou estampas muito chamativas vão cansar rapidamente o seu olhar, e vai ser preciso começar tudo de novo.

tecido de parede
Imagem: flickr/kimlove

Pastilhas

Achou que elas só se encaixavam bem no banheiro? As pastilhas são ótimas para dar um toque especial em qualquer decoração, já que vêm em diversos materiais e é uma solução super versátil. De fácil limpeza, as pastilhas caem muito bem na parede da cozinha –o único problema é que requerem maior quantidade de rejunte para a instalação.

Couro

Para quem pode investir um pouco mais, o couro vem em diversas cores e é uma ótima opção e deixa o ambiente muito sofisticado. Como é delicado, no entanto, é preciso tomar cuidado na hora de limpar – e buscar sempre mão de obra especializada para fazer o trabalho.

parede de couro
Imagem: flickr/matWalker

Fibra de coco

Um revestimento ecologicamente sustentável, a fibra de coco requer alguns cuidados: precisa ficar longe da água e, se for limpada com o produto errado, fica esbranquiçada. Com textura mais grossa, é o complemento perfeito para decorações mais modernas e também para ambientes mais rústicos.

Madeira

O mdf não serve apenas para o mobiliário! Com a ajuda de um arquiteto, você pode fazer o revestimento de todas as paredes – ou de uma só – e deixar o ambiente muito mais aconchegante, além de dar a ideia de continuidade. É possível fazer os painéis com a mesma cor dos móveis, ou com um tom amadeirado e uma composição que imita pastilhas, por exemplo, criando um contraste interessante. Além do mdf, é possível utilizar também materiais como a madeira de reflorestamento.

parede madeira
Imagem: freeimages/ulrikdewachter

Cimentício

Super fácil de limpar, esse revestimento nada mais é do que uma composição de cimento adaptada que, no entanto, requer mão de obra especializada e tem uma colocação mais demorada. O resultado final vale a pena: além de criar um ambiente rústico, é possível dar um ar moderno com diferentes composições geométricas ou mosaicos discretos.

Ladrilhos hidráulicos

Os antigos azulejos da casa da sua vó voltaram com tudo há alguns anos, e desta vez para ficar. Resistente e com ar rústico, o ladrilho hidráulico tem várias opções de estampas e cai muito bem na cozinha ou ao lado da mesa de jantar, além de ser ótimo para os revestimentos das áreas externas ou ambientes de convivência com um toque rústico. Que tal recobrir apenas a coluna da parede, para criar um foco de atenção?

azulejo decorado
Imagem: freeimages/franco-giovanella

Massa texturizada

Também conhecida como argamassa, a massa texturizada é um pouco mais densa que a tinta e oferece tantas opções de cores quanto ela, mas precisa de mão de obra especializada para ser aplicada sem problemas futuros. Boa para ambientes internos ou externos, ela é mais barata porque não exige finalização ou reboco, e além de embelezar o ambiente ainda é resistente a água e impactos.

Pedras

Mais resistentes e de visual mais arrojado, aplicações com pedras dão muita personalidade ao ambiente e simplificam muito o seu trabalho: como elas chamam a atenção, você não vai precisar adicionar nenhum quadro ou detalhe para completar o visual. Se quiser deixar a decoração ainda mais sofisticada, adapte a iluminação para que foque as paredes com revestimentos.

parede de pedra
Imagem: flickr/boa-franc – Imagem de capa: flickr/jinkazamah

AkiLar

Share
Share